por Dina Ross

Os minimalistas costumam ser questionados sobre como se divertem quando há tanta falta de bens materiais em suas casas. Na verdade, alguns até se perguntam se os minimalistas estão entediados e solitários.

É um equívoco comum que viver um estilo de vida sem desordem resulta em ficar entediado, mas esse não é o caso. Como todas as outras pessoas, as pessoas minimalistas aproveitam o dia a dia independentemente de terem menos.

No entanto, a principal diferença entre os não minimalistas e os minimalistas é que os minimalistas ficam mais em paz consigo mesmos, pois se livraram de todas as suas distrações físicas. Isso aumenta sua consciência espiritual e foco mental, o que pode resultar em ser muito criativo. Exploraremos esse tópico mais detalhadamente.

Quando você possui uma abundância de bens materiais, pode ser muito fácil ser pego pelo comercialismo do consumismo. Estamos constantemente verificando se há atualizações em nossos smartphones e atualizando nosso status nas redes sociais. Isso ocorre porque estamos inconscientemente buscando a validação dos outros para evitar a sensação de vazio por dentro.

Enquanto isso, há tanta beleza no mundo que não temos tempo para nos concentrar. Tudo isso passa pela cabeça dos minimalistas quando veem uma vista de tirar o fôlego, ouvem uma melodia calmante ou encontram um estranho que precisa de ajuda.

O minimalismo nos ajuda a nos acalmar e a evitar ser oprimidos pela beleza da vida, que pode ser facilmente considerada natural se ficarmos muito preocupados com nossos smartphones, Facebook e Twitter.

O que os minimalistas fazem para se divertir?

Os minimalistas ainda aproveitam a vida ao máximo, sem todas as distrações de um mundo materialista. Frequentemente, passam seu tempo livre em longas caminhadas, meditando na natureza ou desenvolvendo hobbies que os inspiram.

Um dos passatempos mais populares que os minimalistas gostam é a fotografia. Esta é uma ótima maneira de capturar aqueles momentos especiais da vida e apreciar o que está ao seu redor.

Eles vêem a beleza na simplicidade, por isso não precisam de câmeras 5K com suporte para vídeo 4K para ficarem felizes, ao contrário de outras pessoas obcecadas em ter os gadgets mais recentes do mercado.

Às vezes, os minimalistas também gostam de se encontrar com os amigos para um jogo de cartas ou qualquer outro tipo de entretenimento discreto. Contanto que as pessoas com quem estão ao redor sejam positivas e não as deprimem, elas ficam felizes.

Preocupado com o tédio?

Outro equívoco sobre o minimalismo é que você fica entediado com a vida quando se livra de todos os seus bens materiais. Eles pensam que sem smartphones, Internet e televisão, não há nada a fazer a não ser olhar para a parede.

No entanto, os minimalistas ainda são capazes de aproveitar a vida mais do que a maioria das pessoas que perdem seu tempo olhando para as telas por horas a fio. Isso ocorre porque eles apreciam mais a vida e não sentem a necessidade de se apegar excessivamente a nada físico.

A verdade é que podemos facilmente criar nossa própria diversão na vida. O mundo tem uma abundância de distrações e cabe a nós não ficarmos muito presos em todas elas. Podemos jogar um jogo com nossos filhos ou passear com nossos entes queridos. As possibilidades são infinitas quando reservamos um tempo para apreciar a vida e as pessoas ao nosso redor.

O principal é não se apegar tanto ao consumismo a ponto de perder de vista o que é realmente importante na vida. Em vez disso, concentre-se em estar presente no momento e em se divertir sem todas as distrações da tecnologia. Depois de eliminá-los de sua vida, você ficará surpreso ao ver quanto tempo livre tem para aproveitar a vida.