Câmara Legislativa do Distrito Federal
Câmara Legislativa do Distrito Federal

Um quarto dos atuais deputados distritais está de olho na vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

A falta de transparência para com seus eleitores se repete, foi assim com os ex-deputados distritais: Anilcéia Machado, Renato Rainha, Paulo Tadeu e Márcio Michel que deixaram seus respectivos mandatos rumo ao (TCDF), sem consultar àqueles que lhes elegeram.

Em dezembro, o conselheiro e auditor de carreira Paiva Martins ao completar 75 anos, data limite para permanecer no cargo, será aposentado compulsoriamente.

Do quadro acima: o primeiro, quarto, sexto, décimo nono, vigésimo e vigésimo segundo têm interesse na vaga do TCDF.

Pelo ordenamento atual, a vaga de Paiva Martins deveria ser ocupada por um concursado e auditor. Entretanto, alguns distritais quererem mudar as regras do jogo.

A escolha dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal obedece ao regramento estabelecido no art 82, §2º, da Lei Orgânica do DF, que assim dispõe:
“(…) § 2º Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal serão escolhidos:

I – três pelo Governador do Distrito Federal, com a aprovação da Câmara Legislativa, sendo um de livre escolha, e dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;
II – quatro pela Câmara Legislativa.”


Como se trata de cargo vitalício, a abertura de vagas ocorrem quando há aposentadoria ou falecimento de algum Conselheiro.