SGTES abre inscrições para cursos gratuitos EaD com certificado

São três capacitações em áreas relacionadas à doação de órgãos, à automutilação e ao suicídio

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS), informa que está com inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento na plataforma UniverSUS Brasil. As capacitações são voltadas a profissionais de saúde.

Para participar, basta acessar o ambiente virtual de aprendizagem e fazer o cadastro, simples e rápido.  (Clique aqui). É importante ressaltar que não é necessário passar por processo seletivo.

Saiba mais sobre os cursos:

Entrevista familiar para doação de órgãos (2 horas)

Objetivo: o curso visa a auxiliar a organização da equipe assistencial nos momentos-chave da comunicação entre profissionais da saúde e familiares de potenciais doadores, desde a internação, passando pela abertura do protocolo de morte encefálica, até a entrevista familiar para a doação de órgãos propriamente dita, de forma que a família seja acolhida e esclarecida em cada etapa do processo.

Público-alvo: o curso tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em Organização de Procura de Órgãos (OPO) e em Central Estadual de Transplante (CET) e profissionais da saúde interessados no tema de entrevista familiar relacionada à doação de órgãos.

Período de matrícula: 21/6/2021 – 30/11/2021 | Período de realização: 21/6/2021 – 31/12/2021

Prevenção da automutilação (20 horas)

Objetivo: o curso visa a promover o acesso à informação para prevenção de comportamentos automutilatórios e contribuir com a qualificação de adultos, a fim de que possam atuar juntamente com adolescentes de 11 a 18 anos, de forma didática e acessível.

Público-alvo: o curso tem como público-alvo profissionais de saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes e movimentos sociais.

Período de matrícula: 5/7/2021 – 30/11/2021 | Período de realização: 5/7/2021 – 31/12/2021

Prevenção ao suicídio (40 horas)

Objetivo: o curso visa a promover o acesso à informação para prevenção do suicídio e contribuir com a qualificação de adultos, a fim de que possam atuar juntamente com adolescentes de 11 a 18 anos, de forma didática e acessível.

Público-alvo: o curso tem como público-alvo profissionais da saúde, educadores da rede pública e privada de ensino, profissionais dos conselhos tutelares, líderes de associações religiosas, entidades beneficentes e movimentos sociais.

Período de matrícula: 28/6/2021 – 30/11/2021 | Período de realização: 28/6/2021 – 31/12/2021

Maiores informações: https://universusbrasil.saude.gov.br/