O estudo foi realizado pela provedora de informações Economatica que monitorou o desempenho das ações da Petrobras, da Eletrobras e do Banco do Brasil, neste ano.

Além da perda de valor de mercado, as estatais têm desempenho pior que as suas concorrentes do setor no mercado acionário.

A Petrobras perdeu 22,5% (ou R$ 68,6 bilhões) em valor de mercado. Em dólar, a queda é ainda mais expressiva, de 34,5%. Já as concorrentes internacionais: Exxon e Chevron, por exemplo, registraram um crescimento de 28,7% e 23,8%, respectivamente.

O Banco do Brasil amarga queda de suas ações perdendo para: Bradesco, Santander e Itaú que tiveram quedas de 2,6%, 10,3% e 11,7% em valor de mercado neste ano, respectivamente. Por outro lado o BB perdeu 30,8%.

Já a Eletrobras apresenta o pior desempenho em relação a valor de mercado, segundo a Economatica: ‘queda de 8,5%. A concorrente Eneva, por outro lado, aumentou 5,6%. A Engie Brasil e Equatorial (CPFL) tiveram quedas mais amenas de 7,5%, 6,6% e 1,4%, respectivamente.

Com informações da Economatica e do G1