O tratamento da incontinência urinária depende do caso clínico ou do diagnóstico que é definido através do exame chamado estudo urodinâmico, onde se identifica o tipo da doença.

O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, fisioterapia uroginecológica ou procedimento cirúrgico. Para prevenir a doença, a orientação é praticar atividade física regularmente e manter bons hábitos alimentares.

Comentário em 08/02/2021 às 16:17, no portal S&DS

“Gostaria de saber se o exame de ESTUDO URODINAMICO é feito no base? E se sim como faço para marcar?” Eunice Morgana.

Eunice, para atendimento nos ambulatórios de urologia dos hospitais do Distrito Federal, o encaminhamento é realizado pelo médico família, pelo clínico geral ou ginecologista. As consultas de primeira vez para a especialidade são marcadas pela Unidades Básica de Saúde de referência dos usuários.

O exame de estudo urodinâmico também é marcado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento no hospital de Base, quando for o caso.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) esclarece que o Hospital de Base realiza o exame urodinâmico, na Unidade de Urologia. Para a marcação do exame, é necessário o encaminhamento médico pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde (SES).

No DF, a clínica Uromaster, com atendimento na Asa Sul e Gama, também realiza o procedimento.

Telefones: (61) 3021-3579, 9355-1737 e 9581-4631