• Como presidente, Joe Biden disse que pressionará por uma legislação universitária gratuita.
  • Esse plano pode aumentar o número de alunos que frequentam a faculdade e sua renda ao longo do tempo.
  • Os críticos dizem que existem maneiras melhores de ajudar os alunos que mais precisam.

Assim que o presidente eleito Joe Biden tomar posse em 20 de janeiro, a faculdade gratuita pode finalmente se tornar uma realidade nos EUA.

“Com a composição deste Congresso, estou muito otimista de que isso estará na agenda”, disse Morley Winograd, presidente e CEO da Campanha para Mensalidade Gratuita na Faculdade. “A única pessoa mais apaixonada por isso é a primeira-dama Jill Biden.”

Durante a campanha, Biden disse que promulgará uma legislação para garantir que os alunos possam ir para a faculdade comunitária, por até dois anos, sem ter que pagar mensalidades.

Biden também adotou uma proposta do senador Bernie Sanders, I-Vt, de tornar as faculdades e universidades públicas gratuitas para todos os alunos cuja renda familiar seja inferior a US $ 125.000 e perdoar US $ 10.000 em dívidas estudantis para todos os mutuários – reduzindo assim os US $ 1,6 trilhão do país na guia de empréstimo de estudante pendente.

Na verdade, 25 estados, incluindo Arkansas, Indiana, Minnesota, Montana, Oregon, Rhode Island e Tennessee, já têm programas de faculdades comunitárias gratuitas em todo o estado e espera-se que haja ainda mais programas antes que a pandemia de coronavírus coloque uma forte pressão sobre os orçamentos estaduais e locais .

Nos programas estaduais já em vigor, os alunos recebem uma bolsa de estudos pelo valor da mensalidade que não é coberto pelo auxílio estadual ou federal existente.

A maioria são bolsas de estudo de “último dólar”, o que significa que o programa paga por tudo o que resta após o auxílio financeiro e outros subsídios serem aplicados.

EM BREVE OS FACULDADES DO SEU ESTADO SERÃO PROIBIDAS GRÁTIS
Em quanto tempo as faculdades do seu estado serão gratuitas? Fonte: Campanha para Mensalidade Gratuita na Faculdade

As matrículas em faculdades privadas de quatro anos cairiam cerca de 12%, enquanto as matrículas em universidades públicas de quatro anos e faculdades comunitárias aumentariam cerca de 18%, de acordo com um estudo sobre o impacto econômico de tornar algumas mensalidades da faculdade gratuitas pela Campanha para Free College Tuition e o grupo de defesa liderado por estudantes Rise.

“Você tem um efeito líquido de quase dois milhões de alunos matriculados na faculdade”, disse Robert Shapiro, o principal autor do estudo e ex-conselheiro econômico do presidente Bill Clinton. Liberte e eles virão. Robert Shapiro, EX-ASSESSOR ECONÔMICO DE BILL CLINTON.

“Liberte e eles virão”, disse ele.

As taxas de graduação também subiriam, descobriu Shapiro, resultando em um aumento na mobilidade social e renda geral mais alta.

“Não consigo pensar em uma única mudança de política que afete as perspectivas de longo prazo de tantas pessoas quanto isso.”  

De acordo com o plano de Biden , o governo federal cobriria 75% dos custos, com os estados contribuindo com o restante. 

Com o tempo, “sinto-me bastante confiante de que, em última análise, este programa se pagará”, disse Shapiro. “Isso aumentará as receitas e também a produtividade subjacente, o que [por sua vez] aumentaria as receitas e o lucro corporativo.

“Essa é a coisa mais próxima de um ganha-ganha.”

Boom de dívidas estudantis

“É muito claro, com base nas mudanças no desemprego, que para ter uma recuperação completa e total, vamos precisar expandir as credenciais educacionais da força de trabalho americana”, disse Winograd.

Não apenas milhões de trabalhadores americanos perderam seus empregos desde o surto de Covid-19 e a crise econômica que se seguiu, mas com o desemprego crescente , muitas famílias agora dizem que estão preocupadas sobre como cobrirão os custos da faculdade, de acordo com um relatório recente da Descubra empréstimos estudantis.

Mais da metade  disse que seus planos de ensino superior mudaram devido à pandemia.

Isso, por sua vez, ameaçou desestabilizar todo o sistema de ensino superior .

No entanto, nem todos os especialistas concordam que a faculdade gratuita é a melhor maneira de combater a crise de acessibilidade da faculdade.

Os críticos dizem que os alunos de baixa renda, por meio de uma combinação de bolsas e bolsas existentes, já pagam pouco em mensalidades para escolas estaduais, se é que pagam.

Além disso, o dinheiro não cobre taxas,  livros ou hospedagem e alimentação, que são todos os custos com os quais os alunos de baixa renda lutam, e o desvio de fundos para mensalidades gratuitas pode vir às custas de outras mudanças no campus, incluindo a contratação e retenção de professores e administradores.

Além disso, a faculdade comunitária já é significativamente mais barata. Em escolas públicas de dois anos, a mensalidade é de $ 3.770 para o ano letivo de 2020–2021, de acordo com o  College Board . Alternativamente, em escolas públicas estaduais de quatro anos, a mensalidade é de $ 10.560 e em universidades privadas de quatro anos é em média de $ 37.650.