MANAUS/AM- 27-09-2013 PREFEITO - VISTIA OBRAS MERCADO ADOLPHO LISBOA FOTO; TACIO MELO
MANAUS/AM MERCADO ADOLPHO LISBOA FOTO: TACIO MELO

O governo japonês anunciou neste domingo (10) que as autoridades de saúde do país encontraram uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Japão em 2 de janeiro.

O Ministério da Saúde do Japão afirmou que os quatro infectados estiveram no Brasil para visita ao Amazonas, sem dar detalhes sobre as cidades por onde passaram os visitantes.

Os viajantes apresentaram uma variante semelhante às encontradas no Reino Unido e na África do Sul de grande preocupação sanitária pela maior capacidade de contágios.

Os viajantes, um homem na faixa dos 40 anos apresentou problemas respiratórios, a mulher de cerca de 30 anos relatou dor de cabeça e garganta e um adolescente que teve febre. Segundo o governo do Japão, a outra infectada, uma adolescente, está assintomática.

Segundo a guia turística, Helena Tavares, da Cooperativa de Turismo, “o grupo referido veio e conheceu algumas partes de Manaus, inclusive o centro da cidade” segundo a mesma em sua companhia.

Em nota, o Ministério da Saúde do Brasil disse que foi notificado pelas autoridades japonesas sobre uma variante com 12 mutações encontradas em passageiros que passaram uma temporada no Amazonas.

Uma das mutações, de acordo com o ministério, é a mesma encontrada em variantes já identificadas e circulando pelo Reino Unido e na África do Sul, que tem maior potencial de transmissibilidade.

De acordo com autoridades japonesas, não há evidências de que esta variante é mais infecciosa e estudos estão em andamento para determinar a eficácia das vacinas já desenvolvidas contra novas cepas.