REDAÇÃO – S&DS

Brasília – 17 de Setembro de 2020 – 11:00

Sob gestão do Banco de Brasília (BRB), a Torre de TV, um dos cartões postais turísticos  mais belos de Brasília, vai reabrir suas portas ao público a partir do dia 1º de outubro, com entrada gratuita  de quinta a domingo, das 12h às 18h. 

Além da reabertura do mirante, será entregue à população a revitalização da tradicional Feira da Torre, com paisagismo feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap)

Devido à pandemia de Covid-19, nesta primeira etapa de frequentação o acesso ao mirante respeitará protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, com imposição de distanciamento social. Assim, apenas quatro pessoas por vez serão permitidas no espaço.

Serviços como a pintura de blocos e de lixeiras e o desentupimento de bueiros e saídas de água também serão executados no local.

A fonte luminosa terá diariamente, às 19h e às 21 horas, vídeo de animação projetado na água, que funciona como uma espécie de tela líquida.

Também a partir de 1º de outubro a Torre vai receber o empreendimento Yard By Hidden +IVV, que consiste na instalação de um bistrô no mezanino, além de visitação noturna especial ao mirante, desta vez a cargo dos organizadores do evento.

“O BRB tem orgulho de fazer parte da recuperação e reocupação da Torre de TV, um dos principais cartões-postais e pontos turísticos de Brasília”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

As entregas de outras ações de recuperação da Torre de TV também já têm datas previstas. Em dezembro, por exemplo, estará concluída a reforma da fonte – o espaço estará pronto, assim, para voltar a brilhar como o tradicional cenário de Natal da cidade.

Para abril do próximo ano estão previstas as entregas da segunda fase do mirante, um museu digital e a segunda fase da nova fonte. A conclusão de todo o projeto está programada para setembro de 2021, com a entrega também da segunda fase do novo jardim.

“Tudo será redesenhado. Trata-se de um corredor cultural que vai da Rodoviária até a Feira da Torre de TV. Do ponto de vista de iluminação, paisagismo e disponibilização de Wi-Fi, se a gente considerar que ali vai ser um grande boulevard ao ar livre, e é isso o que queremos devolver para o cidadão de Brasília”, acrescenta Paulo Henrique Costa.

Ele destaca ainda que a Torre, “o principal dos marcos”, será celebrada com um museu digital que vai contar a história de Brasília, com a reabertura do mezanino.

“O compromisso e a generosidade do BRB com a população de Brasília, permitem que a Torre de TV seja totalmente revitalizada para que este símbolo da Capital volte a servir como a atração turística mais visitada da nossa bela cidade”, comemora Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel (Paris, França), um dos mais famosos monumentos do mundo.

Seu mirante, que apresenta uma vista privilegiada de Brasília, finalmente voltará a ser opção para os turistas.

* Com informações do Banco de Brasília