Veja para onde ir em casos de urgências e emergências odontológicas na rede pública

Por Ivan Rodrigues – S&DS

Brasília – 14 de Setembro de 2020 – 15:00

urgências e emergências odontológicas - Saúde & Direitos Sociais
Secretaria de Estado da Saúde curso de Capacitação para Biossegurança. Foto: Agência Alagoas

Compromisso social e informativo do site Saúde & Direitos Sociais para com seus leitores.

O SUS – Sistema Único de Saúde é universal e destinado ao atendimento de todas as classes sociais, porém, a crítica que fazemos é quanto a universalidade das informações que não são tão acessíveis quanto deveria ser.

“Boa noite! Queria saber se tem dentista na emergência?
Desde ja obrigada!” Meyre

Como o exemplo acima, a equipe do site recebe centenas e tenta, dentro do possível, respondê-los com o maior prazer e brevidade possível, mesmo devendo esta e outras indagações terem respostas nos sítios governamentais.

A secretaria de Saúde esclarece ao site Saúde & Direitos Sociais que a Unidade Básica de Saúde é o local indicado para pronto atendimento a urgências e emergências odontológicas.

O atendimento obedece a uma classificação de risco. Os mais graves são atendidos na hora e aqueles de menor gravidade são agendados para o turno seguinte. Nos 11 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), distribuídos nas regiões de saúde do DF, é priorizado o atendimento a emergências e urgências de média complexidade.

Os CEOs funcionam nos hospitais de Sobradinho, Planaltina, Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia, Asa Norte e Materno Infantil de Brasília, além da Policlínica de Taguatinga, UBS 11 de Ceilândia, UBS da 712 Sul e Hospital Universitário de Brasília.

Emergências odontológicas no Hospital de Base

Já o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) informa ao Saúde & Direitos Sociais que possuem pronto-socorro odontológico as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, de Ceilândia e de São Sebastião.

Em Sobradinho, o funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 7h às 19h.

Em Ceilândia, o atendimento ocorre segunda-feira (7h – 1h), terça-feira (7h – 7h), quarta-feira (19h – 0h), quinta-feira ( 7h – 19h), sábado (13h – 19h) e domingo (7h – 13h).

Em São Sebastião, o atendimento é das 7h às 19h, porém nos dias 16 e dia 30 deste mês de setembro, será das 7h às 13h.

1 Comentário

  • Michelle Simoes disse:

    Olha, podem falar o que quesirem, mas foi no governo do Ibaneis que consegui um tratamento de dentes para meus filhos e filhas. Na eleição passada votei no Rolemberg e agora voto Ibaneis.

Leave a Comment