Por Alberto Júnior ao site

10 de Julho de 2020

Sermão do novo Coronavírus

Imagem filme: Tempo de Despertar

Há algumas décadas os países tem passado por um processo de envelhecimento populacional e consequentemente das pessoas. Este fenômeno advém dentre outras coisas do desenvolvimento do processo de trabalho, a saída das mulheres para o mercado, a redução da natalidade entre outros fatores importantes.

Mas é preciso entender que o envelhecimento populacional pode ser revertido, sendo necessário o aumento da fecundidade. Já o envelhecimento individual ocorre em função dos efeitos ou das consequências da passagem do tempo.

E para a sociedade essas repercussões são importantes, principalmente no campo da saúde. Com a prolongação da vida, as pessoas querem viver mais, o que gera a necessidade de investimento em políticas públicas que gerem autonomia e bem estar, ou seja, aumentando a necessidade de se envelhecer com saúde. Ainda mais diante do cenário atual, a pandemia do novo CORONAVÍRUS.

A verdade é que o não investimento nestas políticas, principalmente no combate as doenças crônicas e desassistência do Estado ficou escancarada com os efeitos do coronavírus. A fragilidade do sistema de saúde, a falta de saneamento e a desigualdade social, associados ao envelhecimento individual estão ceifando milhares de vidas. Por isso reflita sobre seu estilo de vida e pense de que forma você quer envelhecer. Esta decisão pode ser importante entre o viver e o morrer.

Assim, o tema envelhecer bem e com saúde volta a ganhar força. Não há como frear o tempo. Mas é possível observar e ter atitudes que proporcionem efeitos positivos no processo de envelhecimento. Ter bons hábitos de vida, boa alimentação, praticar atividade física, ter acesso a cultura e lazer são alguns aspectos importantes para isso.