Plano de reabertura das escolas do DF conclui, que, não há segurança para tal medida este ano

04 de Junho de 2020

Redação

 volta às aulas, coronavírus, Covid-19, educação, Secretaria de Educação,

No dia 22/04, o governador Ibaneis Rocha determinou à Secretaria de Educação um plano em dez dias, para a reabertura das escolas do Distrito Federal.

O governador tinha a intenção de restabelecer as aulas a partir de junho, mas como a curva de acompanhamento dos novos casos de coronavírus (Covid-19) no DF não seguiu dentro do controle, a equipe responsável pelo plano de reabertura fez várias ponderações, com indicação de voltas às aulas só em 2021.

Situação Epidemiológica do Distrito Federal

Até às 18h:00 do dia 03/06/2020 foram notificados no Distrito Federal 12.020 casos confirmados de COVID-19 (764 casos novos em relação ao dia anterior). Do total de casos notificados, 6.931 (58%) estão recuperados e 191 (1,6%) evoluíram para óbito, sendo 15 destes óbitos ocorridos no DF porém 14 de residência no estado de Goiás (entorno) e 1 do Amapá.

21 Comentários

  • Acredito que vai ocorrer o mesmo conforme aconteceu na Gripe Espanhola. O governo federal da época entendeu que era muito arriscado a abertura das escolas e as crianças foram aprovadas automaticamente. Para as faculdades cuja grade tem laboratórios e clínicas, infelizmente pode ser a perda do ano. Não há como formar um profissional com 1 ano a menos. Todavia, considerando que as Federais e Estaduais que passam por greves, conseguem se ajustar usando o período de férias, talvez seja a melhor opção para as particulares se planejarem. Mas tudo vai depender dos próximos estudos.

  • Morine Mughabghab disse:

    Não é hora para mandar os nossos bens mais preciosos que temos para escola. Eles estão tendo aulas normalmente on line. Infelizmente ninguém esperava que está pandemia atacasse o mundo inteiro dessa forma. Eu acho que a China vai ter o que pegar um preço muito alto. Mais quem sou eu para julgar . Deus é justo e a China vai pagar um preço muito alto. A melhor justiça vem de Deus . O nosso presidente e governador estão fazendo de tudo para cuidar da população e da economia do nosso país. Coitados esta situação tb deve estar sendo muito difícil para eles. Tudo está sendo complicado. A saúde, os empresários a classe baixa que precisa trabalhar Se está sendo difícil pra gente imagina para eles. Não é hora para atacar a primeira pedra. Tudo agente consegue resolver com humildade e sabedoria. Deus tem misericórdia do nosso país. É hora de oramos e nos unirmos.

    • Paulo Santos disse:

      Infelizmente, dicordo. Aula online só em escolas particulares e pouquíssimas públicas (de excelência). Sou professor e digo que mais de 95% das escolas públicas estão sem nenhum tipo Dr atividade a distância. É egoísmo pensar em Ensino a Distância (EAD) quando a maior parte das 800 mil famílias do DF não tem acesso à essa modalidade de educação. Serão mais de 700 mil famílias, só no DF, que sacrificarão seus empregos ou o que sobrou deles para cuidar dos filhos, que ainda perderão o ano escolar. Um absurdo tal situação com crianças que não são grupo de risco. Suécia, Japão, Noruega e muitos outros países não pararam as aulas. Só aqui em Nárnia que vemos desmandos para destruir o que sobrou do País. Uma triste constatação. Para os poucos abastados do Plano e de nichos ao redor, o #fiqueemcasa funciona, pois as geladeiras estão cheias, o wi-fi funciona e não tem falta de água ou Luz. Para os demais, o #fiqueemcasa só serve de tristeza e fundo do poço. Reflitam. Já são milhões de desempregados pelas ações absurdas dos gorvernadores e prefeitos. Até onde? Até o colapso da fome, da violência urbano e do terror? Fica aí a dica: #fiquembem e #acordeetrabalhepelobrasil

  • Welgacz disse:

    Com todo o respeito a quem pensa diferente, tenho certeza de que estamos sendo enganados pelo governador e sua equipe. Parece que serenos a única unidade da federação em que todos os alunos vão perder 100% do ano, alem de bares, restaurantes e outros que estão cerrando as portas definitivamente. Acredito que além de advogado, o governador Ibaneis esta fazendo doutorado em como destruir a economia do país. Ele que explique o que são essas condições sanitárias que impedem o início das aulas.
    O tal vírus chinês, covid 19 não vai desaparecer e o mesmo pro lema que temos hoje teremos no ano que vem, e o problema será o mesmo. A tal equipe do governadores tem que dizer quantas crianças em idade escolar vieram a óbito?? Acredito que talvez nenhuma ou um número insignificante.
    Sugiro ao governador que pare de enganar o povo e de destruir Brasília e comece a governar, pois até agora não fez nada. Ibaneis esta esconded sua incompetência em administrar Brasília atrás desse vírus.

    • Danielle disse:

      Quando vc diz, que nenhuma criança faleceu devido o vírus , ou um número insignificante, esse número insignificante, mesmo que fosse só uma , não seria insignificante, todas as vidas importam pois todas elas tem uma família que a ama. Então não existe número insignificante. Presta a tencionas palavras. Pode até ter uma certa razão , mais em nenhum momento desmereça nenhuma morte. Pois todas elas importam.

  • Susan Isozaki disse:

    Eu também não me sinto segura em mandar meus filhos pra escola tão cedo.

  • Maria Clesilda disse:

    Concordo plenamente com a senhora, agora que é para o povo ter os cuidados devidos, estamos deparando com a negligência da aglomeração, estou com vários colegas com a família com COVID-19, na minha percepção uma das piores coisas abrir shoppings e supermercados, poderiam Atender por delivery, infelizmente somos obrigados a ir no mercado com a ganância ganância e a falta de respeito com anda, de fato está ficando um caos.

    • Ana disse:

      Ótimo. Estou com Vc. Vamos nos unir para não mandar nossas crianças para escola. Eu vivo na Itália e só conseguimos controlar o Vírus com o isolamento. O Brasil está correndo risco e o povo só pensa em politica e não pensa na vida.

  • Maria disse:

    Corcordo plenamente em nao voltar as aulas, porém também tem o outro lado, com quem deixar nossos filhos?! Tendo em vista que muitas empresas ja estao voltando ao trabalho “fisicamente”, ou larga o emprego e fica em casa com os filhos ou trabalha e manda os filhos para escola(no caso das escolas reabrirem). É bem complicado, eu adoraria enviar meus filhos para escola só ano que vem, mesmo as escolas reabrindo, porém tem esta questão do emprego.

  • Paulo Santos disse:

    Que absurdo. Especulaçåo em cima de ponderações. O lockdown horizontal quebrará o país. Qualquer see com um mínimo de bom senso e esclarecimento saberia disso.

  • Denise disse:

    Certamente é a decisão mais acertada que o governo tomou até agora.

  • Ana Lúcia Dourado disse:

    Imaginem se o governador de Brasília fosse o senhor Rodrigo Rollemberg! Não votei no Ibaneis, mas confesso que em razão da condução da saúde do DF, irei votar pela primeira vez! Isso não quer dizer senhor governador que irei dar uma carta branca, apenas levo muito a sério meu voto.

    • Pedro Henrique disse:

      Se fosse o Rollemberg, certamente estaria sentado em sua luxuosa cadeira ainda culpando as gestões anteriores por tudo o que está acontecendo, pois foi a única coisa ele fez em seus anos de Gestão.

  • Hotoneiel Vieria disse:

    Imagino a desgraceira! Comércios, Shoppings e escolas em pleno funcionamento em situação de pandemia mundial. As funerárias agradecem o faturamento.

  • Moema disse:

    Sou médica pediatra do HMIB, recebi com preocupação a possibilidade de reabertura das escolas no DF. Não temos capacidade instalada para uma grande onde de escolares dentro do sistema. Aprovada a sensata decisão, embora, não seja a que o governo venha a seguir.

    • Maria Clesilda disse:

      Concordo plenamente com a senhora, agora que é para o povo ter os cuidados devidos, estamos deparando com a negligência da aglomeração, estou com vários colegas com a família com COVID-19, na minha percepção uma das piores coisas abrir shoppings e supermercados, poderiam Atender por delivery, infelizmente somos obrigados a ir no mercado com a ganância ganância e a falta de respeito com anda, de fato está ficando um caos.

  • Elio Caparica disse:

    Olha, se nossa previsão é de 120 mil mortes, segundo relatórios internacionais para o Brasil, não estamos nem nos 40% de mortes pelo Covid-19. Melhor e acertada decisão!

  • Luciavan Perreira disse:

    Quem são os pais ou mães que estão loucos em enviarem seus filhos para o matadouro? Tenho duas e não tinha a mínima intenção em envia-las! Imaginem como ficará as pediatrias do DF.

    • Que matadouro? Não existe qualquer evidência científica de que esta doença seria especialmente perigosa para crianças. Não mais do que outras doenças que já circulavam antes. Não existe vida sem riscos, tudo o que podemos fazer é estimá-los e ver o custo-benefício de cada um. A questão é que as crianças que fossem às escolas deveriam manter o distanciamento social de outras pessoas fora da escola, especialmente de pessoas de grupos de risco.

    • Mauricio disse:

      Quantas crianças morreram de CoVid no mundo?

    • Ana disse:

      Parabéns. Também não msndarias qualquer criança para a escola.

Leave a Comment