Educação dos Filhos
Licença-paternidade

26 de Agosto de 2019

Educação dos Filhos

Embora o presidente do SindMédico, Gutemberg Fialho, tenha se levantado contra, a secretaria de Saúde do DF vai prosseguir com o treinamento dos enfermeiros (as) para inserção de Dispositivo Intra Uterino (DIU).

De acordo com a Resolução COFEN nº 358/2009, a inserção de Dispositivo Intra Uterino (DIU) pode ser realizada por enfermeiros (as).  O profissional após treinamento, está apto a realizar consulta clínica, prescrever e inserir o DIU . A implantação do DIU na Atenção Básica, segue o Protocolo da Atenção Básica “Saúde das Mulheres” do Ministério da Saúde, que orienta a implantação de projeto sobre planejamento familiar e saúde reprodutiva descrevendo indicações, contraindicações e rotinas frente a inserção e manejo do DIU e outros métodos, podendo ser reestruturado conforme realidade de cada região.

Casa de Parto recebe treinamento em inserção de DIU
Fotos: Divulgação/Saúde-DF

O treinamento dos enfermeiros da SES-DF começou no dia 05 de julho, na Casa de Parto de São Sebastião, proporcionado pelos profissionais do Hospital Universitário de Brasília (HUB), para onze enfermeiras e três residentes de enfermagem.

O site entrou em contato com a pasta que informou: que os novos treinamentos para os profissionais da Atenção Básica ocorrerão neste segundo semestre, mas o cronograma ainda está sendo definido.

Acertadamente, a SES-DF, amplia e faz valer os direitos reprodutivos da mulheres.