A companhia que administra o serviço postal do Japão, Japan Post, realizou nesta quarta-feira a primeira entrega de correspondência com um drone no país entre duas filiais na prefeitura de Fukushima, no nordeste do arquipélago.

O dispositivo não-tripulado partiu da filial da cidade de Minamisoma por volta das 9h local (22h, de terça-feira em Brasília) e chegou cerca de 15 minutos depois à cidade de Namie, localizada a 9 quilômetros de distância, segundo a agência local de notícias “Kyodo”.

O drone, capaz de voar a uma velocidade máxima de 54 quilômetros por hora e transportar até dois quilos de peso, levava folhetos de felicitações de Ano Novo e desenhos destes aparelhos feitos por crianças, detalhou o citado meio de comunicação.

Por enquanto, a empresa planeja limitar as operações com drone para testar a capacidade do aparelho.

Os drones serão usados inicialmente para enviar documentos internos e folhetos publicitários, e no futuro a companhia espera que realizem entregas em regiões montanhosas e em ilhas remotas do arquipélago japonês, explicou em comunicado.

A Japan Post pôs em funcionamento este serviço depois que as autoridades flexibilizaram as regulamentações aéreas sobre drones para fazer frente à escassez de mão de obra.

A escassez de funcionários já levou a operadora postal a testar em março em Tóquio carros autônomos para a repartição de correspondência com o objetivo de iniciar uma frota em 2020.