A oportunidade de modernizar serviços públicos do País, como educação, saúde e agricultura, será possível com o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

“O satélite tem um extraordinário papel no desenvolvimento do Brasil. Ao longo dos anos, até a finalização do projeto, terão sido investidos R$ 2,8 bilhões – um número pequeno diante do benefício que vai trazer para o País”, reforçou Kassab.

Nessa quinta-feira (27), o ministro participou de roadshow para divulgar a cessão pública de parte da capacidade em banda Ka do equipamento

A capacidade do satélite foi dividida em três lotes. Um deles será destinado à prestação de serviços de telecomunicações pela Telebras para atender a demandas de governo nas áreas de educação, segurança e saúde. A capacidade dos outros dois lotes será ofertada no chamamento público, que recebe propostas no dia 28 de agosto.

Oferta pública

Para o presidente interino da Telebras, Jarbas Valente, as empresas vencedoras da oferta pública vão poder oferecer conexão a preços competitivos.

“Em todos os estudos que fizemos, os valores vão ficar 10 vezes menores do que os valores praticados hoje no mercado, qualquer que seja o fornecedor, dada a capacidade e a qualidade do serviço”, explicou.

Na próxima semana, a Telebras apresenta a oferta pública de cessão da capacidade do SGDC em Londres, na Inglaterra, e em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O satélite foi lançado em maio para atender às necessidades de massificação da internet do País e assegurar a segurança das comunicações estratégicas. As Forças Armadas são responsáveis pela operação da banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento.