Centenas de reclamações da Rede Ebserh que administra os Hospitais Universitários

Foto: #SaúdeDireitosSociais&Inovações

Boa noite, Ivan. Tudo bem? Preciso muito de ajuda. Me mudei para Brasília, asa norte, à três meses. Sou estudante da UnB e preciso muito fazer uma consulta com proctologista. Fui ao HUB duas vezes e não consegui a consulta, pois me disseram que tenho que passar em algum postinho/centro de saúde, para assim transferirem/encaminharem meu caso ao HUB.

Fui em dois postinhos (SQN 408 e SQN 114), mas todas as informações estão desencontradas. Nestes locais, me disseram que eles não enviam nada ao HUB. Voltei ao HUB, relatei o caso e a atendente do guichê me disse que não podem fazer nada por mim, pois o HUB é federal e atende somente pessoas que residem em alguns locais do DF.

Não entendi, pois tenho cartão do SUS e o HUB é FEDERAL. É isso mesmo? Como posso resolver esse caso? Desde já agradeço a atenção. Cezar

O site 

#…tenho que passar em algum postinho/centro de saúde, para assim transferirem/encaminharem meu caso ao HUB.

– Cezar, antes de passar por um especialista é preciso passar por um clínico do Posto de Saúde, agora chamados de Unidade Básica de Saúde (UBS).

#Fui em dois postinhos (SQN 408 e SQN 114), mas todas as informações estão desencontradas.

– Nota-se, a extrema ausência de competência e eficiência na gestão da informação pelos servidores do público. Por que não agendaram uma consulta com o clínico geral para você? Com isso, seria inserido no Sistema Nacional de Regulação – SISREG para possível referenciamento ao proctologista da rede ou do HUB.

#…relatei o caso e a atendente do guichê me disse que não podem fazer nada por mim,…

– Faça por ela, apresente à ouvidoria da Ebserh o relato da presteza da atendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

#…o HUB é federal e atende somente pessoas que residem em alguns locais do DF.

– A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), referencia seus pacientes, dentro de sua ausência de assistência e regionalização, para especialidades do HUB, através de um sistema de regulação.

#Como posso resolver esse caso? Desde já agradeço a atenção.

-Vá a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e agende uma consulta. Caso haja negativa de agendamento entre em contato conosco que iremos lhe passar o telefone pessoal do secretário de Saúde e secretário-Adjunto de Assistência à Saúde para comunicação da excelente e eficiente gestão implantada no DF.

     

2 Comentários

  • Ana de Lima disse:

    Moro na cidade de Pequi – Mg. Meu companheiro com 63 anos diagnosticado com câncer de intestino. Será encaminhado para uma cirurgia no HNSG em Sete Lagoas. Pedi que nos mandassem para B. Hte., onde tenho irmãs que poderiam me ajudar neste momento difícil. Eles podem recusar e nos indicarem Sete Lagoas só pelo fato de ser mais perto. Afinal o SUS é ou não “universal ” ? Obrigada.

    • Ana de Lima, boa pergunta. Sim! mais é regido por princípios e diretrizes. • Universalidade: É a garantia de atenção à saúde, por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão (“A saúde é direito de todos e dever do Estado” – Art. 196 da Constituição Federal de 1988). • Regionalização e hierarquização: Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida. Ressalto também, que o orçamento da saúde, para determinada região é produzido / organizado conforme demanda local.

Leave a Comment