Usuária do SUS pergunta sobre o Sistema Nacional de Regulação – SISREG

Por: Ivan Rodrigues

Falta transparência e publicização no Sistema Nacional de Regulação – SISREG aos usuários do SUS

                                    DATASUS

Boa noite Dr.Ivan. Estive lendo algumas dúvidas dos usuários e percebi q muitas pessoas como eu tem encontrado dificuldades p acessar o SUS. Estou ha 7 meses esperando a 1′ consulta no Into p meu filho e ate agora nada. Pois bem, já que temos que depender de uma Central de regulação ineficiente, porque não existe um espaço no site do sisreg direcionado aos usuários p q possam acompanhar a sua solicitação? O servico não seria mais transparente”? Vilma Neves

*Definição INTO: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Avenida Brasil, 500 – São Cristovão – Rio de Janeiro – RJ | Cep: 20940-070 | Tel.: 55 (21) 2134-5000

O Sistema Nacional de Regulação – SISREG é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, através de módulos que permitem desde inserção da oferta até a solicitação, pela rede básica, de consultas, exames e procedimentos na média e alta complexidade, bem como a regulação de leitos hospitalares, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita sendo sua utilização não compulsória, como forma de auxiliar na regulação do acesso.

Vilma concordamos plenamente com suas colocações, o maior interessado em não dar transparência para a coisa pública e quem alardeia em afirmações que seu governo será de total transparência. 

Manifeste sua proposta pelo e-mail [email protected] encaminhado para o Ministério da Saúde.

Comentários

  • Silvana disse:

    Prezados,
    Sou aluna do 9º período de Direito na Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), diante de uma experiência vivenciada há um ano, quando minha mãe necessitou de um leito de UTI e só consegui pelas vias judiciais, pude perceber que o Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) é um instrumento que determina quem merece viver ou morrer.
    Não há transparência, dessa forma, irei trabalhar este tema no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
    Pretendo abordar o tema da Regulação sobre o prisma constitucional da Garantia a saúde, o Direito a vida e o Direito a informação, pois, um dos princípios do serviço público é a publicidade, os atos precisam ser transparentes, todos tem direito à informação.
    Envio este e-mail no intuito de buscar contribuições, qualquer informação, sugestões serão válidas para enriquecer a pesquisa. Quero compreender o sistema, como ele funciona e principalmente, descobrir o que precisa ser feito para mudar essa realidade.