Saúde & Direitos SociaisNos últimos dois anos, o quantitativo de profissionais de saúde da rede pública do Distrito federal vem caindo vertiginosamente em contrário ao aumento do índice de crescimento populacional e suas demandas por serviços público de qualidade.

O site Saúde & Direitos Sociais vem lançar luz sobre o problema da falta de nutricionistas nos hospitais público da capital do país.

Levantamento da própria pasta, realizado em setembro de 2016, ao qual o site teve acesso, aponta um déficit de (180) cento e oitenta profissionais em (53) cinquenta e três unidades da rede.

Site: Saúde & Direitos Sociais por Ivan RodriguesVocê sabe a importância do nutricionista dentro do ambiente hospitalar? 

Garantir uma alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional. A nutrição desempenha papel fundamental na evolução clínica e  recuperação do paciente, podendo reduzir complicações e o tempo de internação. 

A dieta e o tipo de alimentação podem alterar a absorção dos medicamentos, aumentando-a, diminuindo-a ou apenas retardando-a. No caso de uma absorção diminuída ou retardada, o resultado é que a droga pode não atingir os níveis eficazes na correntes sanguínea, sua metabolização; no caso de uma absorção aumentada, esses níveis podem ser mais elevados do que o desejável, potencializando efeitos colaterais. Dependendo do tipo de alimento ingerido a velocidade de esvaziamento gástrico pode variar, afetando a absorção de uma droga. As drogas básicas, por exemplo, são melhor absorvidas quando o esvaziamento gástrico é retardado. A absorção da penicilina, por exemplo, é reduzida quando administrada junto com uma refeição, porque a presença de alimento no estômago reduz o tempo de esvaziamento gástrico e permite a exposição, durante um período mais longo, ao ácido gástrico, o que degrada a penicilina.

Outras vezes, os nutrientes podem formar complexos com a droga, impedindo sua absorção. Cálcio, magnésio, ferro e zinco, por exemplo, formam complexos com a tetraciclina (um antibiótico). Uma dieta hiperproteica interfere com a absorção da levodopa (um anti-psicótico) porque os aminoácidos competem pelos sítios absortivos que estão envolvidos na absorção da levodopa.

Acreditamos que você não tenha mais dúvida da importância desses profissionalis dentro da equipe multiprofissional agora. 

A assessoria de imprensa da SES-DF nos respondeu que até a semana que vem irá repassar-nos quantos e quando irá convocar mais aprovados do concurso para diminuir o déficit de RH nessa área.   

Saúde & Direitos Sociais por Ivan Rodrigues