O que é a política, isso sempre há de ser, e o que se fez e ainda se faz na política, isso sempre se tornará a fazer; de modo que nada há de novo na política e nos políticos.

Há alguma coisa nova dentro do contexto político que se possa dizer: Estão vendo, isso é novo. Na saúde, educação e segurança já haviam prometido as mesmas promessas de melhorias. 

Já foi prometido por políticos nos séculos passados, no século atual e será prometido a nossos filhos no futuro resolverem os problemas de nossa nação.

Uma geração irá, e outra geração virá, mas tudo permanecerá como dante se não assumirmos o curso de nossa própria história esquecendo-nos de pseudos-salvadores.

Hoje se vê o sucesso de um político salvador, amanhã a sua desgraça é estampada nos jornais.

Os brasileiros tendem a acreditarem em saber mais do que os especialistas por estarem abastecidos por clichês, sofismas, redes sociais e frases prontas, efeito Dunnig-Kruger.

As pessoas têm uma interpretação equivocada da sua própria realidade imaginem da complexidade da política e seus efeitos.

Um exemplo, há poucas horas atrás, em minhas corridas matinas de domingo, observei algumas pessoas em alta vozes no monte na Colonia Agrícola Sucupira, localizada entre as cidades do Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante. Fui ao encontro delas.

Chegando no ápice desse monte, observei tratar de um grupo de pessoas que rezavam/oravam sempre naquele local.

Uma praticante da religião veio ter comigo, me apresentei e ela também. Perguntei-a do que se tratava tamanha euforia dos praticantes. Ela respondeu que muitos buscavam ali respostas para seus pedidos de moradia, cura, compra de um carro e libertação. Lei do menor esforço. Conversamos mais por uns vinte minutos e logo segui meu caminho para casa.

Reconheço que muitos têm a opinião de que as coisas do mundo são dirigidas pela força e vontade de Deus, como no exemplo acima. 

Tal opinião é muito aceita nos dias difíceis, de grande variações que estamos a viver, principalmente no contexto religioso.

A repetição da doutrinação político-ideológica encontra-se contida também na religião.

Criar climas de opinião que por vez evoluem para ignorância racionalizada através dos noticiários, redes sociais, religião e da política para confundir percepção, sensação com a realidade são para os mestres da dominação.

Segundo o homem mais sábio: “Os olhos do sábio estão em sua cabeça…” Salomão, livro de Eclesiastes.

A política não é uma prática corrupta, somos nós quem a contaminamos colocando os corruptos nela. Os benefícios individuais e coletivos da política não podem ser menosprezados em razão de nossos erros de escolhas.

Parafraseando: Sereis verdadeiramente livres, quando do monopólio da mídia, religião e da política se libertar. João 8. 

Livros de apoio para este texto: O príncipe, de Maquiavel; a Bíblia

Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro.
Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro.