Consultores técnicos da Opas veem o HCB como exemplo para serviços de saúde em todo o país

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)Consultores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estiveram no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) para uma visita técnica no mês passado (08/11). A coordenadora da unidade de família, gênero e curso de vida da Opas/OMS, Haydee Padilla, e o diretor do departamento de família, gênero e curso de vida da Opas – Washington DC, Andres de Francisco, vieram ao Brasil para promover cooperações entre os serviços de saúde destinado a crianças e adolescentes em todo o país.

“Estamos procurando apoiar, ajudar ao Ministério de Saúde na criação de novas iniciativas que melhorem a qualidade de atenção às crianças no Brasil”, contou Padilla (foto acima). A coordenadora já tinha ouvido falar sobre a qualidade do serviço oferecido pelo HCB, de modo que se interessou em conhecer o Hospital: “Por informação, tínhamos que este hospital tem muitas iniciativas inovadoras, de participação dos profissionais, humanização da atenção, qualidade da atenção e muitas mais. Nós precisamos que gente de fora de Brasília, profissionais, pessoas da comunidade, conheçam essa experiência”.

Andres de Francisco (foto acima) apreciou o fato de adolescentes também serem atendidos pelo HCB, ao invés de dividirem um hospital com adultos. “É muito bom que crianças e adolescentes sejam tratados separados dos adultos, mostra um pouco do contínuo, do curso de vida: nasce, vira criança, vira adolescente. Me parece que os adolescentes pertencem mais ao grupo das crianças que ao grupo dos adultos, creio que é mais natural”, explicou.

Durante a visita, ele também se mostrou satisfeito com o Hospital. “Esse é um centro muito inovador, muito interessante e muito bem organizado, com gente muito capaz. Obviamente, sabem muito bem o que estão fazendo e, com certeza, estão prestando um serviço muito bom à comunidade”, afirmou o diretor.

A coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro (segunda à esquerda na foto acima), acompanhou Padilla e Francisco durante a visita. “A gente já tem feito esses intercâmbios entre alguns estados, em serviços que são excelências na parte materno-infantil. Viemos ao Hospital da Criança com a perspectiva de, no futuro, fazer um trabalho com os outros Estados, mostrando a forma de trabalho que desenvolvida aqui”, disse Monteiro, que representou o ministério.

Texto e fotos: Maria Clara Oliveira
Edição: Carlos Wilson
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke