Hospital da Criança de Brasília José Alencar

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completou, na quarta-feira (23/11/16), cinco anos de sua inauguração.

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), na pessoa de Ilda Peliz, percebeu a necessidade de ir além da assistência às famílias de crianças portadoras de câncer. Moveu grandes esforços e mobilizou a sociedade civil para erguerem juntos um centro especializado, eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.

O plano de construção foi previsto em duas fases. O Bloco I, atualmente em funcionamento, foi construído pela Abrace ao custo de R$15 milhões, concluído em dezembro de 2008 e inaugurado em 23 de novembro de 2011. Neste espaço o hospital disponibiliza às crianças e adolescentes consultas, cirurgias ambulatoriais, diagnóstico básico e por imagem, quimioterapias, diálise peritoneal, hemodiálise e procedimentos ambulatoriais sob sedação, em ambientes próprios para o público infanto-juvenil. A aquisição de mobiliário e equipamentos hospitalares se deu por meio do repasse de recursos da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), de convênio celebrado entre a Abrace, Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho, além de recursos captados junto à comunidade civil como, por exemplo, através de campanhas realizadas pelo Instituto Ronald McDonald.

Assim nasceu o projeto do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Foto: Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Com informação do site