CSDF, Parque de Apoio, Saúde, SUS

 

Para presidente do CSDF: “O parque tecnológico industrial da saúde, ele é o projeto efetivo para resolver a questão do SUS, em Brasília e em todo Brasil.”

Por Kleber Karpov

O senador Hélio José (PMB) se reuniu na sexta-feira (26/Fev) com o presidente do Conselho de Saúde do DF (CSDF), Helvécio Ferreira, para tratar da importância do um Parque Tecnológico e industrial na saúde. O projeto é considerado por Ferreira, um ‘upgrade’ do antigo Parque de Apoio da Saúde, desativado com o fim da Fundação Hospitalar do DF em 2000.  Mas o que é e qual a importância do parque de apoio¿

Para o presidente do CSDF a proposta, aprovada no CSDF e na 9ª Conferencia de Saúde do Distrito Federal tem por objetivo, implantar no DF um ambiente que atuará em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas na região e no País, visando desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis aplicadas ao setor de saúde, por meio de parceria entre o setor público, privado e acadêmico do DF.

Para o presidente do CSDF: “Instalar um Parque Tecnológico e industrial na saúde sob a égide da Secretaria de Saúde de modo a contribuir com a inovação e produção de tecnologia de processos e produtos em saúde destacando a produção de equipamentos e insumos em saúde, além de tecnologias leves de aplicação na atenção primaria à saúde.”, afirma Ferreira.

Desenvolvimento

O informativo da Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF (Clube da Saúde)(Jan/2016), também presidida por Ferreira, observa que o Parque tecnológico deve orientar a indústria local além de “O Parque vai orientar a indústria local e identificar fragilidades e gargalos na cadeia produtiva, desenvolvendo pesquisas e prospectando métodos e tecnologia para o setor de saúde no DF.”.

Objetivo

A proposta vem com objetivo de implantar no DF um ambiente que atuará em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas na região e no País, visando desenvolver, testar e disseminar inovações e tecnologias sustentáveis aplicadas ao setor de saúde, por meio de parceria entre o setor público, privado e acadêmico do DF. O Parque vai orientar a indústria local e identificar fragilidades e gargalos na cadeia produtiva, desenvolvendo pesquisas e prospectando métodos e tecnologia para o setor de saúde no DF.

Iniciativas

Várias iniciativas serão implementadas dentro desta nova proposta, cabe citar o incentivo a capacitação e formação de tecnólogos, em parceria com Universidades, que trará para saúde do DF profissionais capacitados e formados para atuarem no DF e futuramente em outras unidades da Federação.

O Conselho de Saúde, por meio de sua Presidência, vêm buscando apoio para que essa proposta saia do papel e passe a atender de forma efetiva as necessidades de novas tecnologias voltadas para área da saúde.

Histórico

A saúde do DF já teve em sua estrutura o chamado “Parque de Apoio” e foi desativado com o fim da Fundação Hospitalar do DF em 2000. Nesta época este Parque existia em plena atividade, onde funcionava um sistema de gerencia de manutenção preventiva e corretiva, treinamento de pessoal e formação de técnicos da rede aptos a atuarem na manutenção em diversos tipos de equipamentos hospitalares. Ao ser desativado as atividades realizadas nesta unidade foram gradativamente sendo absorvidas por empresas que prestam serviços a SES-DF. Neste novo modelo proposto a saúde do DF retomará essas atividades usando sua própria estrutura e pessoal.

Apoio no Senado

Na ocasião do encontro Helio José manifestou apoio à implantação do Parque Tecnológico no DF: “Como senador da República, me engajo nessa luta, nessa proposta, para que possamos realmente garantir que a saúde de Brasília dê um salto de qualidade podendo realmente voltar a âncora que sempre foi, no Brasil.”, afirmou o Senador.

Ferreira por sua vez agradeceu o apoio recebido por parte do Senador: “O apoio do Senador é vital para que haja a concepção desse projeto. A infraestrutura do serviço é um gargalo SUS Brasil e começará por Brasília com o apoio do senador Hélio José a instalação desse parque, imediatamente.”, disse.

Confira o vídeo: