MPDFT reúne-se com GDF para discutir situação da saúde pública no DF

MPDFT reúne-se com GDFO MPDFT solicitou reunião com representantes do GDF para debater os recorrentes problemas orçamentários que envolvem a saúde pública no Distrito Federal. O encontro teve como objetivo discutir a implementação de um esforço conjunto entre instituições públicas para solucionar questões que afetam o sistema público de saúde local. A ideia é criar um grupo de atuação composto por representantes do MPDFT, de outros órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do DF, e dos poderes executivo e legislativo.

Na ocasião, foi apresentado aos membros do MPDFT um panorama financeiro-orçamentário das contas públicas do Distrito Federal. Também foi traçado um cenário da situação até o fim do ano. Segundo o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, a iniciativa “visa ao estreitamento do diálogo institucional para a busca integrada por soluções, de modo que o atendimento à população não seja prejudicado”.

Participaram do encontro, ainda, o chefe da Casa Civil do GDF, Sérgio Sampaio; a secretária de Planejamento, Leany Lemos; o secretário Leonado Mauricio Colombini e o subsecretário da Fazenda, Pedro Meneguetti; além dos promotores de Justiça Moacyr Rey Filho e Luiz Humberto Alves de Oliveira.

Em janeiro deste ano, foi criada uma força-tarefa em conjunto com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público do Tribunal de Contas do Distrito Federal, para investigar e definir os responsáveis pela prática de atos que levaram ao descontrole nas contas públicas do Distrito Federal e à interrupção de serviços essenciais à população.

O trabalho da força-tarefa resultou no bloqueio de bens do ex-governador Agnelo Queiroz e do ex-administrador Anaximenes Santos, na interrupção da reforma do autódromo e na concessão de liminar que suspendeu o uso de verba pública para a Fórmula Indy, entre outras medidas.

Assessoria Especial de Imprensa

Leave a Comment