O médico Miguel Pedroso usou um equipamento extra para comandar uma cirurgia no sistema digestivo na última sexta-feira (25) no Hospital São Camilo, em Salto (SP): um Google Glass, o óculos criado pela empresa norte-americana que, entre outras funções, transmite imagens em tempo real pela internet. Segundo o médico, está é a primeira cirurgia no Brasil realizada com o auxílio do equipemanto.

Miguel coordenou uma colectomia videolaparoscópica (retirada do intestino grosso), com apoio da equipe do Instituto Lubeck, de Itu (SP). Segundo ele, é uma maneira mais prática de transmitir conteúdo do que uma filmagem tradicional, já que o Google Glass transmite exatamente o que o usuário está vendo, sem necessidade de tripés e outros equipamentos.

A cirurgia foi transmitida em tempo real e vista por médicos que acompanhavam a cirurgia em uma sala anexa do hospital. “Estamos em fase de testes. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo que obedeça ao comando de voz para a exibição de um videoatlas para o cirurgião que realiza a operação e, simultaneamente, faça a transmissão de imagens da cirurgia para outros médicos conectados ao sistema”, diz Miguel.

A empresa Onoffre Consulting, que cedeu o óculos para o teste, está produzindo esse aplicativo. “Será um importante instrumento de preceptoria de cirurgiões, reduzindo custo, tempo e distância, o que é fundamental para um país de dimensões continentais como o nosso”, conclui Miguel Pedroso.

Do G1