Após três anos, a Universidade de Brasília abre novo concurso para contratação de servidores técnico-administrativos. O edital de seleçãofoi publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). As inscrições começam em 5 de agosto e encerram-se às 23h59 do dia 26 do mesmo mês. As vagas são para cargos de nível fundamental, intermediário e superior, com vencimento básico que varia entre R$ 1.547,23 e R$ 3.138,70. As provas estão previstas para o dia 13 de outubro.
Áreas como Administração, Estatística e Arquivologia são algumas das especialidades contempladas no certame, que será organizado pelo Cespe. No entanto, boa parte das oportunidades é para cargos de nível médio. Serão 110 vagas apenas para assistente administrativo. “Esperamos que no início de 2014 tenhamos o resultado final das perícias e os servidores já ingressem”, diz a decana de Gestão de Pessoas (DGP) da UnB, Gardênia Abbad.
Confira aqui a relação de cargos e salários do concurso, além dos valores da taxa de inscrição para cada nível de escolaridade.
O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, regido pela Lei 11.091/2005, traz ainda a possibilidade do servidor melhorar seus rendimentos ao acumular tempo de serviço ou por capacitação profissional, com a realização de cursos. Os salários, nesse caso, podem ter um aumento de 10% a 75%, de acordo com o grau de qualificação. “A UnB é uma instituição de ensino e o plano de carreira valoriza essa capacitação do servidor”, diz Karin Ventura, presidente da Comissão do Concurso.

Os concorrentes a cargos de nível intermediário e superior farão prova com 120 questões objetivas de conhecimentos básicos e específicos e prova discursiva, além de exame prático no cargo de tradutor e intéprete de língua de sinais. A prova de nível fundamental conterá 100 questões objetivas. “A discursiva é para prezar a escrita dos candidatos. A ideia é buscar pessoas preparadas para trabalhar aqui”, explica Karin.
Entre os conhecimentos básicos exigidos para todos os cargos constam conteúdos de Língua Portuguesa, noções de Direito Constitucional e de Informática. Também serão avaliados os conhecimentos em Legislação e Ética na Administração Pública, que incluem o Estatuto e o Regimento Geral da UnB. Outro ponto relativo à instituição no certame é o entendimento das Normas para Padronização de Documentos.   
DEMANDA – Em abril, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a liberação de 689 vagas para a Universidade de Brasília, que deverão ser preenchidas até 2016.  Veja mais aqui. “Nós vamos começar a suprir uma primeira leva de necessidades, demandas administrativas e técnicas com esse concurso”, diz a decana Gardênia Abbad.
Segundo Gardênia, após análise da proporção de alunos com relação ao número de técnico-administrativos, observou-se um déficit de servidores. “Com esses 200 servidores para este ano não conseguiremos prover nem 40% do pessoal de que necessitamos”, conta. “Estamos trabalhando para conseguir mais vagas”, diz Gardênia.
O concurso, que tem validade de dois anos, servirá ainda para reduzir o número de contratos irregulares e atender ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a UnB e o Ministério Público do Trabalho. “Temos um acordo com o MPT que previa o desligamento de todos os contratados precarizados até 2010.
Mas conseguimos um ajuste condicionando a saída desses trabalhadores à realização de concurso público”, explica Gardênia. “Essa também será uma oportunidade para nossos colaboradores prestarem esse concurso”, disse o reitor da UnB, Ivan Camargo, ao anunciar as novas vagas para servidores durante reunião do Conselho Universitário, em 12 de abril.
 UnB Agência