19 de Julho de 2020

Por Ivan Rodrigues

TPM - síndrome pré-menstrual

Foto: Mark Harris

TPM, TPM minha, existe alguém com depressão, crises nervosas, tensão, inchada, cansaço, dores musculares e tristeza mais do que eu?

Rasgando o verbo, e, me perdoem o clube de homens ao qual faço parte. A maioria dos homens tem dois pensamentos bem definidos: ficar rico e transar com o maior número de mulheres possíveis. Não que seja nesta ordem direta, podendo ser na ordem inversa: transar o máximo que puder e ficar rico.

De certo mesmo é que, a ordem dos fatores não alteram a cabeça masculina.

Em conversas com alguns homens acima dos 39 anos que ainda não casaram, fiz uma pergunta a todos eles.

“Você ainda não casou por que não transou o suficiente com um grande quantitativo de mulheres ou por que está esperando ficar rico”?

A resposta mais persistente, em coro masculino, foi só uma a saberem mulherada.

“Estou procurando uma mulher que não tenha variações de humor todos os meses.”

Lógico, que todos estavam se referindo à famosa tensão pré-menstrual, mais conhecida pela sigla TPM.

Como homens experimentados e experientes sabiam exatamente do que estavam falando. Mas, demonstram total desconhecimento fisiológico feminino.

O principal motivo para ocorrência da TPM é um desequilíbrio hormonal, principalmente do estrógeno, durante o período que antecede a menstruação. 

Não é pejorativo dizer ou cantar: “…mulheres de fases…”.

Não existe consenso nas literaturas sobre a porcentagem de mulheres que sofrem com essa maldita síndrome. Umas falam em 70%, e outras, chegam a afirma 90% das mulheres.

Divergências à parte, tenho a dizer aos ilustres entrevistas, como conclusão, que vossas chances de encontrarem a mulher “ideal” é inversa a porcentagem acima. Ou, seja; de 30% a 10% de chances.

Desejo, sinceramente, que tenham boa procura.