30 de Setembro de 2019


A tecnologia VR é usada com viciados em um centro de reabilitação de Qingdong. Foto: Cao Lei

Capacetes que calculam o dano cerebral causado, óculos de realidade virtual que simulam o consumo e sensores que medem a reação da pele são algumas das tecnologias que a China está implementando para desenvolver “o sistema de tecnologia VR mais perfeito do mundo” no combate às drogas.

“A China tem o melhor sistema antidrogas do mundo e neste centro colocamos em prática um dos melhores tratamentos do país”, contou à Agência Efe Chao Hui Lv, diretor do centro de reabilitação do distrito de Qingdong, em Xangai.

Embora os centros de Xangai não tenham sido os primeiros na China a começar a usar VR – alguns institutos de reabilitação na província oriental de Zhejiang o empregaram no ano passado -, sua aplicação da tecnologia é, no entanto, distinta na aplicação da ciência de rastreamento de movimentos oculares.

O rastreamento do movimento do globo ocular também fornece informações extras que podem ser usadas para avaliar a precisão das autoavaliações que os internos devem preencher; sabe-se que muitos mentem sobre o grau de dependência de drogas na tentativa de acelerar a liberação do programa.

Segundo a lei continental, as pessoas apanhadas possuindo drogas devem passar dois anos em tratamento em um centro de reabilitação. Os reclusos que “se saem muito bem” no tratamento podem sair mais cedo.