DES MOINES, Iowa (AP) – Uma adolescente vítima de tráfico sexual que esfaqueou fatalmente o homem que ela acusou de abusar dela foi sentenciada novamente na quarta-feira à liberdade condicional, dizendo a um juiz de Iowa que agora ela tem um sistema de apoio para ajudá-la a se manter no caminho certo.

Juiz ordena liberdade para adolescente vítima de tráfico sexual que matou seu agressor.

Os promotores concordaram que Pieper Lewis deveria continuar sua liberdade condicional em vez de ser encarcerada. A promotora do condado de Polk, Kimberly Graham, disse ao juiz que seu escritório “a vê como um ser humano”, que ela é vulnerável à revitimização e que há baixo risco de ela cometer mais violência.

Lewis, agora com 18 anos, enfrentou uma sentença de prisão de 20 anos pelo esfaqueamento fatal em junho de 2020 de Zachary Brooks, de 37 anos, para quem Lewis disse ter sido traficada contra sua vontade e forçada a fazer sexo várias vezes aos 15 anos. Ela se declarou culpada em setembro de homicídio involuntário e lesão dolosa e foi condenada à liberdade condicional.

O juiz do condado de Polk, David Porter, decidiu então que as acusações de Lewis teriam sido eliminadas de seu registro se ela tivesse cumprido os termos de sua liberdade condicional. Essa decisão foi revogada na quarta-feira.

“Eu indiquei a você no ano passado que você pediu uma segunda chance, você não consegue uma terceira. Eu mantenho isso ”, disse Porter a Lewis. “Existem consequências para suas ações. Você já foi condenado por dois delitos criminais.

Lewis reconheceu no tribunal que violou os termos de seu acordo quando cortou o monitor GPS e saiu do Fresh Start Women’s Center sem permissão em novembro. Ela foi presa dias depois e está detida na prisão do condado de Polk desde então.

Lewis escreveu uma carta a Porter, datada de 5 de abril, que descrevia um “plano de sucesso” para liberdade condicional, de acordo com documentos judiciais.

“A equipe que tenho agora é meu maior apoio e preciso parar de lutar contra eles”, disse Lewis em declaração ao juiz na quarta-feira. “Eu me recuso a falhar e me recuso a deixar o sistema falhar comigo. Eu desenvolvi um plano e uma opção, então desta vez terei sucesso.”

Na audiência de quarta-feira, as testemunhas de defesa descreveram a importância do atendimento informado sobre o trauma para crianças vítimas de tráfico sexual e a pesquisa mostrando uma alta propensão a fugir entre essa população.

O tipo de colocação ordenada pelo tribunal pode determinar “todo o futuro desse jovem”, disse Yasmin Vafa, diretora executiva da Rights4Girls, que testemunhou virtualmente. “Estar em uma colocação que é uma atmosfera de prisão pode exacerbar muito esse trauma.”

Seus advogados estavam visivelmente emocionados, chamando a si mesmos de sua família, enquanto Porter questionava a capacidade da adolescente de se comprometer com o plano de reabilitação e lidar com tendências criminosas.

Matthew Sheeley, um dos advogados de Lewis, disse que estava desapontado por ela ter sido formalmente condenada na quarta-feira, mas finalmente aliviado pela continuação de sua liberdade condicional.

Lewis permanecerá na prisão até que o Departamento de Correções determine uma instalação apropriada.

A Associated Press normalmente não nomeia vítimas de agressão sexual, mas Lewis concordou em ter seu nome usado anteriormente em histórias sobre seu caso.

Um caso semelhante em Wisconsin chegou à Suprema Corte daquele estado, que determinou que uma mulher acusada de matar um homem que a agrediu sexualmente poderia usar o fato de ter sido traficada sexualmente como defesa em seu processo criminal. Esse caso está em andamento.