Comentário no portal S&DS em 13/04/2021 às 10:51 por Hélio Laecio da Silva – slaecio730@

Foto: Audiology Today

“Queria saber se Hub faz implante coclear,” Hélio Laecio da Silva

Implante Coclear

1) O que é Implante Coclerar? O Implante Coclear (IC) é uma prótese diferente dos demais aparelhos auditivos. Uma de suas partes (feixe de eletrodos) é implantada cirurgicamente dentro da cóclea, que fica no ouvido interno do paciente. A outra parte do Implante Coclear fica ao redor da orelha da pessoa e é composta pela antena e pelo processador de fala.  

2) Quem pode se beneficiar do Implante Coclear? Pessoas com surdez de origem neurossensorial, bilateral, de grau severo ou profundo. Esse diagnóstico é dado a partir de exames clínicos e fonoaudiológicos, como a audiometria, por exemplo.  

3) Qual o ganho que a pessoa tem com o uso do IC? O objetivo do IC é transformar os sons do ambiente em estímulos elétricos que são levados para o nervo auditivo, causando a sensação auditiva no paciente. A pessoa implantada, depois de um tempo de readaptação e/ou reabilitação, consegue perceber os sons, inclusive o da fala humana.  

4) Quem são os possíveis candidatos ao Implante Coclear?

• Pessoas com surdez de grau severo a profundo;

• Pessoas com surdez em ambos os ouvidos;

• Pessoas que não se beneficiam com o uso de aparelhos auditivos convencionais;

• Pessoas que tenham condições anatômicas adequadas para o procedimento cirúrgico e estejam cientes de possíveis riscos e complicações;

• Pessoas que possuem condições psicológicas e sociais adequadas para a adaptação e uso do IC;

• Pessoas com motivação e expectativas adequadas para o IC;

• Pessoas que se proponham a fazer reabilitação e que comprovem esse tipo de atendimento na cidade onde residem.  

5) Todo deficiente auditivo é candidato ao IC? Não. Apenas as pessoas que tem surdez neurossensorial bilateral severa ou profunda e condições biopsicossociais adequadas para a realização do procedimento.   

6) Qualquer pessoa que tenha a surdez neurossensorial bilateral severa ou profunda pode realizar a cirurgia do IC? Não. Há um processo de avaliação geral do candidato, que precisa ter condições biopsicossociais adequadas para o procedimento. Por isso, o candidato passa por uma série de avaliações de toda a equipe, além de realizar exames clínicos e fonoaudiológicos.  

7) Os resultados do IC são imediatos? Não. Os resultados esperados são gradativos, progressivos, frutos de acompanhamento sistemático ao longo do processo de reabilitação.   8) Como é a cirurgia do IC? Se a pessoa encontra-se em condições adequadas para a realização do procedimento cirúrgico, ela deve ser internada um dia antes da operação. Será realizada uma pequena incisão (cerca de 4cm) atrás da orelha para que se chegue até a cóclea e se insira os eletrodos e a unidade receptora/estimuladora. Após a cicatrização externa e interna (em torno de 30 a 40 dias), o aparelho externo será entregue e ativado. Só depois desse período o paciente começa a escutar os primeiros sons.   

9) Depois de ativado o aparelho do IC já estarei apto a ouvir todos os sons? Não. Após a ativação do IC são realizados ajustes progressivos para adequar totalmente os sons do aparelho. Os estímulos devem ser dados gradativamente para não estressar a pessoa e proporcionar-lhe conforto com a sua nova audição.   

10) Depois que realizar a cirurgia e for ativado o aparelho, não precisarei ir mais ao hospital? Não. A equipe o acompanhará por aproximadamente 3 anos após a cirurgia.  

11) Como se trata de um implante, nenhuma parte do aparelho ficará visível? Não. Existe uma parte externa que fica por trás da orelha, e a antena, que também é visível.  

12) A criança que nasceu surda, após um ano de uso do IC, já estará falando tudo? Provavelmente não. A criança que nasceu surda deve primeiramente aprender a ouvir para depois falar. Ou seja, ela tem que aprender a selecionar sua escuta, focar sua atenção, introjetar os significantes aos significados (por exemplo: ligar a palavra cadeira ao objeto), aprender o código linguístico e adquirir todos os fonemas do alfabeto, para, então, começar a emitir as primeiras palavras. O processo é demorado, fruto de muita estimulação dos pais e professores e de um acompanhamento fonoaudiológico sistemático e específico.   

13) Como faço para saber se sou candidato ao Implante Coclear?

Você pode ir ao Serviço de Saúde Auditiva do Hospital Universitário de Brasília, que fica no 1° andar do Ambulatório 2, e pedir uma ficha de inscrição para o Implante Coclear. 

Outra opção é entregar o Formulário de Triagem preenchido na secretaria do Serviço de Saúde Auditiva.

Importante: leve cópia da sua audiometria e outros exames que comprovem a surdez.

Clique para acessar e imprimir o Formulário de Triagem

Mais informações: (61) 2028-5580