Você sabia que o sêmen pode oferecer uma boa visão sobre sua saúde?

Já é sabido que os homens entre 18 e 44 anos têm menos probabilidade de consultar um médico do que as mulheres.

Seja por falta de tempo ou simplesmente por sentir-se muito envergonhado, evitar ir ao médico pode significar que quaisquer possíveis problemas de saúde só piorarão com o tempo. 

Portanto, exames de saúde simples que podem ser feitos em casa são uma forma útil de manter o controle de sua saúde. 

A Dra. Samantha Wild, GP da Bupa Health Clinics, compartilha seus exames de saúde simples em casa para fazer esta semana.

1. Verifique seu sêmen 

O sêmen pode oferecer uma boa visão sobre sua saúde. Dra Wild diz que é a cor do sêmen é um ótimo indicador. 

Ela diz: “Normalmente, o sêmen é de uma cor branco-acinzentada. 

“Se isso mudar, pode ser um sinal de um problema de saúde latente. 

“A vermelhidão no sêmen pode parecer alarmante, mas geralmente é bastante inofensiva e pode ser um sinal de inflamação na próstata ou nas glândulas seminais. 

“O sêmen verde-amarelo pode ter diversas causas, desde medicamentos, infecção até icterícia.”

Ela diz que um profissional de saúde pode examinar seu sêmen ao microscópio para verificar a contagem, movimento, forma e volume de seus espermatozoides. 

2. Verifique seus testículos 

De acordo com a Cancer Research UK, ocorrem cerca de 2.400 novos casos de câncer testicular no Reino Unido todos os anos, o que equivale a mais de seis por dia. 

No Brasil, o câncer de testículo compreende a 5% dos tumores que afetam o homem. A enfermeidade é rara atinge principalmente homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Instituto Nacional de Câncer não dispõe de estimativas para o câncer de testículo.

A taxa de sobrevivência é alta, mas como acontece com qualquer tipo de câncer, é importante detectá-lo precocemente. 

O Dr. Wild explica que, ao verificar seus testículos, você procura algum caroço.

“Role cada um deles entre o indicador e o polegar para sentir suavemente suas superfícies.”

Você também está procurando inchaço, dureza ou diferenças perceptíveis de tamanho entre os dois testículos.

Certifique-se de anotar quaisquer alterações no tamanho desde a última vez que você as verificou. 

3. Verifique sua pressão arterial 

Se a sua pressão arterial estiver alta, pode causar problemas, incluindo derrames e ataques cardíacos . 

Você pode verificar sua pressão arterial em casa usando um dispositivo digital automatizado atestado e com o selo do INMETRO

Você também pode perguntar ao seu médico de família ou enfermeiro.

“Use seu aparelho de manhã e à noite, após descansar por pelo menos cinco minutos. 

“Faça algumas leituras, com um ou dois minutos de intervalo. Se a primeira leitura for muito maior que a próxima, ignore a primeira e faça uma leitura extra. Isso ajuda você a calcular uma média.

Certifique-se de ficar quieto e quieto enquanto faz a leitura. 

“Falar, mover-se, rir, cruzar as pernas e até mastigar podem afetar sua leitura.”

A pressão arterial normal fica entre 90/60 milímetros de mercúrio (mmHg) e 120/80 mmHg, com uma leitura de pressão alta em casa considerada 135/85 ou superior. A pressão arterial baixa, que pode ser acompanhada de desmaios e tonturas, é considerada igual ou inferior a 89/59 mmHg.

Verificar seu pulso é uma maneira fácil e caseira de identificar sua frequência cardíaca em repouso, de acordo com o Dr. Wild, bem como quaisquer irregularidades no ritmo cardíaco. 

Ela diz: “Você pode usar um smartwatch que pode indicar seu pulso, mas também pode fazer isso manualmente”.

Para fazer isso, estenda uma das mãos com a palma para cima. Use os dedos indicador e médio da outra mão para pressionar suavemente o pulso, sob o polegar, até sentir o pulso. 

Dr Wild diz: “Pressione levemente por cerca de 30 segundos para contar o número de batidas que você sente em seis segundos e, em seguida, multiplique por 10 para obter suas batidas por minuto (bpm). 

“Se você sentir alguma irregularidade, como uma batida perdida, verifique seu pulso por 60 segundos completos para ver com que frequência isso acontece e marque uma consulta com um profissional de saúde para saber sua opinião – geralmente não há nada com que se preocupar, mas é sempre é melhor verificá-lo.

Exames cardíacos regulares são importantes quando você atinge os 45 anos de idade, para ajudar a verificar o risco de doenças cardíacas e para ver se há alguma mudança prática no estilo de vida que você possa fazer para melhorar a saúde do coração. 

5. Verifique o banheiro

Sangrar pelas nádegas ou manchar sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorróidas, que são caroços dentro ou ao redor do ânus.

“O sangue no seu cocô pode parecer vermelho brilhante ou escuro na superfície, ou preto, como alcatrão”, acrescenta ela. 

“Preste atenção também na frequência com que você precisa ir ao banheiro”, diz o Dr. Wild, que explica os sintomas do câncer de intestino.

“Se precisar fazer cocô com mais frequência ou ficar mais difícil fazer cocô, fale com um profissional de saúde. 

“Fezes mais moles (diarreia), necessidade de evacuar com mais urgência ou sensação de que ainda não terminou, mesmo que tenha acabado de o fazer, podem ser sinais de cancro do intestino.”

Dr Wild diz: “Se você precisar fazer xixi mais do que o normal, o fluxo estiver mais fraco ou se você continuar a vazar um pouco depois de parar de urinar, pode ser um sinal de próstata aumentada. 

“Esses sintomas geralmente são inofensivos e tratáveis, mas também podem ser um sinal de câncer de próstata . Fale com um profissional de saúde para ser examinado.

Muito colesterol, uma substância gordurosa no sangue, pode causar problemas graves, incluindo doenças cardíacas.

A melhor maneira de verificar seus níveis de colesterol é visitando seu farmacêutico ou médico de família. 

Você também pode verificar seu colesterol em casa. Há uma série de testes disponíveis online, incluindo o teste que inclui um kit para coletar uma amostra de sangue.

Dr Wild diz: “Isso nos é enviado de volta para analisar e identificar seus níveis de colesterol, risco  de diabetes e muito mais.

O teste pode ser feito picando o dedo para ver se há uma gota de sangue. Isso é colocado em um pedaço de papel e examinado em uma máquina por apenas alguns minutos.

7. Verifique suas unhas 

Você pode achar que suas unhas não podem revelar muito sobre sua saúde, no entanto, o Dr. Wild diz que mudanças na aparência de suas unhas podem destacar um problema de saúde subjacente. 

“Manchas brancas também podem indicar um problema de saúde se você sentir outros sintomas além de alterações nas unhas, como sensação de fraqueza, cansaço, falta de ar ou visão turva.”

O baqueteamento das unhas – onde as pontas dos dedos ficam inchadas e endireitam o leito ungueal – “pode destacar um problema de saúde subjacente, relacionado ao coração ou aos pulmões”, diz o Dr.

O teste da janela de Schamroth é uma maneira rápida de ajudar a verificar se seus dedos estão com baqueteamento digital. 

“Você consegue ver uma pequena lacuna em forma de diamante abaixo dos dois leitos ungueais?

“Se você puder, isso significa que seus dedos não estão batendo. 

“Se você não consegue ver uma lacuna, visite um profissional de saúde para verificar se isso é causado por uma doença subjacente, como doença cardiovascular ou câncer de pulmão .”

8. Verifique seu cabelo 

A pesquisa descobriu que a calvície masculina afeta cerca de 85% dos homens aos 50 anos. 

Cabelo ralo ou retraído pode ser um sinal disso, mas não é a única causa da queda de cabelo.

“Fale com um profissional de saúde para saber a opinião, pois ele pode fazer um exame de sangue para investigar o que está causando sua queda de cabelo.”

9. Verifique seu IMC

Seu índice de massa corporal (IMC) é uma maneira simples de verificar se você tem um peso saudável. 

Dr Wild diz: “Pese-se em quilogramas e meça sua altura em metros. Times sua altura por si só, para descobrir sua altura em metros quadrados.

Você também pode usar calculadoras online que fazem as contas para você.

Dr Wild diz: “Um IMC ‘saudável’ fica entre 18,5 e 24,9, enquanto um IMC ‘obeso’ fica entre 30 e 39,9. 

“Um IMC na faixa de obesidade pode estar associado a diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, vários tipos de câncer, doença hepática gordurosa e outras doenças. 

É importante estar atento a quaisquer alterações na aparência do seu corpo, de acordo com o Dr. Wild, que afirma: “Erupções cutâneas, inchaços e bolhas perto dos órgãos genitais podem ser um sinal de uma infecção sexualmente transmissível (IST) ou problema de pele.

“As manchas que mudam de tamanho ou forma, ou a formação de novas, podem ser um sinal de câncer de pele.”

O Dr. Wild acrescenta ainda que, embora seja raro, não é impossível que os homens desenvolvam cancro da mama – cerca de 400 casos são diagnosticados todos os anos.

Quais são os cânceres mais comuns em homens britânicos?

Os cânceres mais comuns em homens em 2016 a 2018 foram:

  • Próstata (52.254 casos)
  • Pulmão (25.284 casos)
  • Intestino (23.878 casos)
  • Cabeça e pescoço (8.562 casos)
  • Rim (8.407 casos)
  • Melanoma (8.384 casos)
  • Linfoma não-Hodgkin (7.846 casos)
  • Bexiga (7.471 casos)

Com informação: Cancer Research UK