HFA: Militares não respeitam autoridade do enfermeiro e expõem equipe médica ao Coronavírus

23 de Março de 2020

O site aguarda uma posição oficial do Ministério da Defesa .

Nota do Ministério da Defesa ao site em 23 de março de 2020 às 21:09h

O Hospital das Forças Armadas (HFA) compreende o momento sensível vivido pela sociedade no enfrentamento à pandemia do coronavírus, o que reforça a necessidade de caminharmos de forma uníssona com o esforço nacional.  Assim sendo, o HFA informa que vem seguindo exatamente os protocolos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelo Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), para normatização do uso de seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e que não passa por qualquer problema de desabastecimento neste sentido. Ressalta-se que o uso adequado dos equipamentos, conforme preconizado, não coloca em risco os profissionais de saúde e contribui para o esforço nacional do enfrentamento da pandemia. As observações do referido enfermeiro, portanto, estão em desacordo com a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020, atualizada em 21 de março de 2020, e da versão nº 1 das Recomendações Gerais para a Organização dos Serviços de Saúde e Preparo das Equipes de Enfermagem, divulgada pelo COFEN, em 20 de março de 2020.

3 Comentários

  • Ivan Rodrigues disse:

    Imagino se estivéssemos vivendo no período da Ditadura Militar. A enfermagem não precisa e jamais precisou de hierarquia para o bom desempenho de suas atividades. A coação militar ao nosso amigo de profissão nos traz repulsa com esse ato, que no mínimo merecia desculpas públicas. ENFERMAGEM PROFISSÃO COMPROMISSADA COM A VIDA QUER RESPEITO!

  • Valéria Leite disse:

    Cadê a manifestação NACIONAL da ENFERMAGEM que está à frente do Coronavírus no Brasil sobre esse desrespeito com a classe? Deixo aqui, meu repúdio aos militares que comungam da mesma atitude.

  • natalina disse:

    Misericórdia senhor ! Vocês tem que sim por mesmo! Afinal são vocês que estão à frente dos perigos,só porque são autoridades não dá o direito de chegar
    invadindo botando ordens não ! Todos estão desesperados mas teremos que respeitar o direito dos outros, principalmente de médicos e enfermeiros que estão a frente para salvar muitas vidas…gostei é isso ,tá certíssimo, gostei da sua atitude.👍👏👏

Leave a Comment