dfsaude.blogspot.com.br
Jornais de circulação gratuita, distribuídos no centro de Brasília, em semáforos, paradas de ônibus e principalmente na rodoviária do Plano Piloto, local de alta aglomeração de transeuntes, utilizam a principal arma – informação – para desinformar e manipular as massas humanas.
Façamos uma pequena reflexão! Quem se prestaria a promover um jornal “gratuito”? A informação é escrita sem nenhum juízo de valor ou tendenciamento? A quem ou a qual politico pertence ou estão a serviço da contribuição do acesso a informação? 

Segundo Alfonso López Quintás, o Antídoto contra a manipulação inclui três pontos básicos a saber:

1) Estar alerta, conhecer detalhadamente os ardis da manipulação.

2) Pensar com rigor, saber utilizar a linguagem com precisão, propor bem as questões, desenvolve-las com lógica, não cometer saltos no vazio. Pensar com rigor é uma arte que devemos cultivar. Aquele que pensa com rigor dificilmente é manipulável. Um povo que não cultive a arte de pensar, com a precisão devida, está à mercê dos manipuladores.

3) Viver criativamente. O que há de mais valioso na vida somente se pode aprender verdadeiramente quando se vive. Se você, por exemplo, promete criar um lar com outra pessoa e for fiel a essa promessa, vai aprendendo dia a dia que ser fiel não se reduz à capacidade de aguentar. Aguentar é para muros e colunas. O homem está chamado a algo mais alto, a ser criativo, ou seja: a ir criando em cada momento o que prometeu criar. A fidelidade tem um caráter criativo. Quando o manipulador de plantão diz a seu ouvido: “Chega de aguentar, procure satisfações fora do casamento, pois isso é que é imaginativo e criador”, você saberá responder adequadamente: “Amigo, não estou para aguentar, mas para ser fiel, que é bem diferente”. Você dirá isso porque saberá por dentro o que é a virtude da fidelidade e suas consequências.