É “muito arriscado” possuir ações de tecnologia chinesas, disse David Roche, presidente e estrategista global da Independent Strategy.
    Roche disse que a incerteza decorre de uma repressão regulatória em curso na China e da rivalidade geopolítica entre Washington e Pequim.
    Ele acrescentou que o domínio de Taiwan no espaço de semicondutores de ponta é um fator que sustenta o caso de investimento para o mercado do norte da Ásia em um horizonte de dois a três anos.

O veterano estrategista de investimentos David Roche disse que é “muito arriscado” possuir ações de tecnologia chinesas, devido à contínua repressão regulatória na China e à rivalidade geopolítica entre Washington e Pequim.

“Há muitas questões a ver com política. Há muitas questões a ver com a disponibilidade de tecnologia, que pessoalmente não quero correr esses riscos em um portfólio no momento”, Roche, presidente e estrategista global da Independent Strategy, disse ao ” Squawk Box Asia ” da CNBC nesta segunda-feira.

As relações EUA-China já eram difíceis quando o presidente Joe Biden assumiu o cargo, e alguns observadores alertaram que as tensões entre os dois países podem piorar.  

Biden manteve muitas restrições às empresas chinesas de tecnologia impostas por seu antecessor, Donald Trump . Isso inclui controles de exportação de equipamentos de telecomunicações chinesa fabricante Huawei e top fabricante de chips Semiconductor Manufacturing International Corp .

As tensões com os Estados Unidos e seus aliados significam que a China “terá problemas para acessar o topo de linha de coisas como robôs e de alto desempenho, em particular, de semicondutores”, disse Roche.

Ao mesmo tempo, os reguladores chineses intensificaram o escrutínio de algumas das maiores empresas de tecnologia do país – incluindo a gigante do comércio eletrônico Alibaba e o aplicativo Didi. Roche disse que a repressão aumenta a incerteza e torna as empresas, como as do setor de tecnologia financeira, menos lucrativas e menos atraentes para os investidores.

Caso de investimento para Taiwan

Embora a China pretenda se tornar autossuficiente em tecnologia – particularmente em semicondutores – levará anos até que o país possa alcançar líderes da indústria como Taiwan, disse o estrategista veterano.

Roche disse que Taiwan produz 70% de todos os chips “realmente topo de linha” do mundo, enquanto a China responde por apenas 5% da participação global. Esse é um fator que sustenta o caso de investimento para Taiwan em um horizonte de dois a três anos, acrescentou.

“O grande trunfo de Taiwan é … sua capacidade de pesquisa e tecnologia para produzir chips de alta tecnologia”, disse o estrategista.

“Então, essencialmente, Taiwan é o ovo de ouro para a China. É também o ovo de ouro para os Estados Unidos porque abastece os Estados Unidos, que perderam sua liderança nesta seção. Então, isso coloca Taiwan em um lugar muito especial.” acrescentou Roche.    

Mas ele alertou que Taiwan é geopoliticamente muito vulnerável.

O governante Partido Comunista Chinês em Pequim nunca controlou Taiwan, mas afirma que a ilha autônoma e democrática é uma província renegada que um dia deve se reunir ao continente. O PCC não descarta o uso da força para dominar Taiwan.

O presidente chinês, Xi Jinping, prometeu na semana passada “reunificação completa” com Taiwan em um discurso para marcar o centésimo ano do Partido Comunista – que atraiu uma forte repreensão de Taiwan .

Roche disse que uma ação de Xi sobre Taiwan está “definitivamente prevista nos próximos cinco anos, mas provavelmente não será nos próximos dois ou três anos”.