Já se passaram mais de um ano desde que as restrições contra a Covid-19 foram implementadas em todo o mundo e, embora os hábitos de consumo dos consumidores tenham sido examinados, uma área esquecida foi o comportamento bancário do consumidor.

A financeira FIS Global investigou como a pandemia afetou a forma como os consumidores usam o crédito e os bancos e descobriu algumas mudanças de comportamento. O chefe do setor bancário da próxima geração da FIS, Andrew Beatty, juntou-se à “ Trading Nation ”  para compartilhar os resultados.

“Fizemos uma pesquisa que realmente focou em algumas das diferenças que estamos vendo em alguns dos eventos. Obviamente, a mudança para o banco digital foi acelerada como resultado da pandemia, absolutamente nenhuma dúvida sobre isso. Os consumidores estão procurando por aqueles que conduzem melhor o banco digital ”, disse Beatty na quinta-feira.

Essa ênfase no digital dá contexto às preferências bancárias no ano de 2020. Trinta e sete por cento dos entrevistados iniciaram um novo relacionamento bancário com um grande banco nacional ou global nos últimos 12 meses, de acordo com a FIS – essas empresas têm um portal online bem estabelecido. Dezoito por cento abriram uma conta em um banco direto apenas online.

Os consumidores podem ter aberto contas bancárias, mas o uso do cartão de crédito caiu drasticamente. Uma geração foi responsável pelo grosso, diz Beatty.

“Eu diria que os Gen Zs (Geração Z) estão realmente por trás disso. Houve algumas quedas dramáticas no que vimos na posse de cartão de crédito … 31% no ano passado não tinha um cartão de crédito na categoria da Geração Z e agora é 55% e isso é bastante significativo, com certeza ”, disse ele.

Entre as faixas etárias, 14% não eram portadores de cartão de crédito em abril passado. Isso subiu para 21% este ano.

As empresas financeiras devem se adaptar a essas mudanças de comportamento, especificamente para a Geração Z, diz Beatty. Inovações em pagamentos, como ‘compre agora, pague depois’, podem preencher a lacuna de crédito para a geração mais jovem que foge dos cartões de crédito tradicionais.

O Nação BRB FLA, banco digital fruto de uma parceria inovadora e estratégica do BRB com o Flamengo, chegou a 19/03 deste ano, com a marca de 200 mil contas abertas para um público bastante jovem.

“Em apenas oito meses, o Nação BRB FLA já é considerado um banco digital completo, com um portfólio de produtos e serviços robusto e com opções personalizadas e exclusivas disponíveis aos seus clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Segundo ele, as 200 mil contas abertas no banco digital Nação BRB FLA representam mais de 55% das contas do BRB.

“Algumas das introduções de estratégias em torno de ‘compre agora, pague depois’ [são] realmente empolgantes – apenas uma reinvenção do empréstimo, reinvenção do crédito. E acho que essa geração vai tirar vantagem disso. Acho que precisamos nos concentrar em como tornar isso mais fácil para eles, não mais fácil para obter crédito, mas acessível no sentido [se] eles precisarem ”, disse Beatty.

A FIS prevê que ‘compre agora, pague depois’ representará 4% do total das transações globais de comércio eletrônico até 2024. Nos EUA, a FIS estima que representará 5% das transações até 2024, ante 2% da participação de mercado atual.