Goiás fechou o ano de 2025 como o quinto estado brasileiro com menos registros de mortes violentas por 100 mil habitantes, conforme levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgado nesta quarta-feira (21/01). O resultado coloca o estado em posição de destaque no cenário nacional e reforça o compromisso do Governo de Goiás com a redução contínua da criminalidade.
De acordo com os dados oficiais, entre janeiro e dezembro de 2025 Goiás registrou média de 11,27 mortes violentas por 100 mil habitantes, índice significativamente inferior à média nacional, que ficou em 15,97.
Para o governador Ronaldo Caiado, os números refletem os investimentos estratégicos realizados na área.
“Estamos trazendo a incidência de crimes no nosso estado de Goiás a patamares mínimos. E a segurança pública dá sustentação para que todos os outros setores da economia e da sociedade possam avançar”, afirmou.
Comparativo nacional
O levantamento aponta que as maiores taxas de mortes violentas foram registradas em estados da região Nordeste, com destaque para:
-
Ceará (32,6);
-
Pernambuco (31,6);
-
Alagoas (29,4).
Por outro lado, os menores índices do país foram observados em:
-
São Paulo (5,44);
-
Santa Catarina (6,38);
-
Distrito Federal (8,88);
-
Rio Grande do Sul (10,59).
Mesmo diante de realidades regionais distintas, Goiás mantém trajetória de queda nos indicadores e consolida posição entre os estados mais seguros do Brasil.
Metodologia
As informações são encaminhadas pelas secretarias estaduais de segurança pública ao governo federal, responsável pela consolidação e divulgação dos dados. Para fins estatísticos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública considera como mortes violentas:
-
homicídios dolosos (quando há intenção de matar);
-
feminicídios;
-
latrocínios;
-
lesões corporais seguidas de morte.
O Governo de Goiás reforça que continuará investindo em tecnologia, inteligência policial, valorização das forças de segurança e ações integradas de prevenção, com o objetivo de preservar vidas e promover mais tranquilidade à população goiana.





