Fim do jejum e comemoração da prisão de Bolsonaro

PT

O deputado federal Dimas Gadelha [PT-RJ] publicou nas redes sociais, na segunda-feira (4), um vídeo em que comemora a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro [PL] com um copo de cerveja na mão. A publicação faz referência a uma promessa anterior do parlamentar, que havia declarado estar em jejum “seco” até que o ex-mandatário fosse preso — em resposta irônica ao “jejum de palavras” adotado pelo deputado Hélio Lopes [PL-RJ], aliado de Bolsonaro.

No vídeo, Gadelha afirma que o fim do jejum é motivado pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF [Supremo Tribunal Federal], que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente. “Deixa eu contar uma história: quando Lula foi preso, ele aceitou a prisão. Ele poderia muito bem ter pedido exílio em qualquer país. Não, ele disse que ia para a prisão e ia provar a inocência dele, e assim ele fez”, disse o deputado, ao comparar as trajetórias dos dois ex-presidentes.

O parlamentar também avaliou que a medida imposta a Bolsonaro é branda diante das acusações. “Prisão domiciliar é pouco para ele”, afirmou.

Em outro trecho do vídeo, Gadelha defendeu as instituições democráticas e criticou os ataques feitos ao Judiciário por apoiadores do ex-presidente. “Precisamos respeitar a Justiça brasileira. A gente vive em uma democracia. A gente não fica xingando a Justiça e dizendo que vive em uma ditadura”, declarou.

Ao encerrar a gravação, o deputado fez uma provocação ao mostrar o barril de chope da cerveja Heineken: “Olha que ironia, tem uma estrelinha vermelha aqui”, disse, em alusão ao símbolo do PT.