Mourão rechaça “intromissão” de Trump em caso Bolsonaro no STF

Andressa Anholete/Agência Senado

O senador Hamilton Mourão [Republicanos-RS] declarou nesta terça-feira (15) que o processo em curso no Supremo Tribunal Federal [STF] contra o ex-presidente Jair Bolsonaro [PL], de quem foi vice na gestão 2019-2022, é uma questão interna do Brasil, manifestando repúdio a qualquer interferência dos Estados Unidos no caso.

A fala de Mourão ocorreu durante uma audiência da Comissão de Relações Exteriores, que debatia a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump a produtos brasileiros.

“Não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso que é interno nosso”, afirmou o general da reserva. Mourão complementou, ponderando sobre a situação de Bolsonaro: “Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada, mas compete a nós brasileiros resolvermos isso.”

O posicionamento de Mourão se dá após Trump, na última quarta-feira (9), anunciar a sobretaxa e disseminar desinformação sobre o processo de Bolsonaro, qualificando-o como uma “caça às bruxas” e pedindo a não realização do julgamento.

Na noite de segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao STF suas alegações finais, reiterando a acusação de que Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa com o objetivo de concretizar a trama golpista. A expectativa é que o STF julgue o chamado “núcleo crucial do golpe”, que inclui Bolsonaro e outras sete pessoas, ainda neste ano.