Ibaneis e Bolsonaro sinalizam aliança para 2026

Ibaneis e o clã Bolsonaro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha [MDB], intensificou articulações políticas com o ex-presidente Jair Bolsonaro [PL] em meio às movimentações para as eleições de 2026.

Em um evento evangélico na noite de terça-feira (24), em Brasília, Ibaneis se reuniu com Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro [PL-RJ], durante comemoração do aniversário do bispo JB Carvalho.

No centro das conversas, estavam a sucessão ao Palácio do Buriti e a disputa por uma vaga ao Senado pelo DF. Sem possibilidade de reeleição ao GDF, Ibaneis confirmou que pretende concorrer ao Senado e que há diálogo avançado com o PL para uma possível composição. Um dos cenários avaliados é uma aliança com Michelle Bolsonaro, nome cogitado para disputar a mesma vaga – já que serão duas vagas em disputa -, e, a atual vice-governadora Celina Leão [PP], vai tentar o governo local.

A costura mira consolidar um palanque conservador no Distrito Federal, unindo MDB, PL e PP, com foco no eleitorado evangélico e bolsonarista. Segundo aliados, Michelle aparece como nome forte para mobilizar esse segmento, especialmente após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, determinada pelo TSE até 2030.

Flávio Bolsonaro, que tentará a reeleição ao Senado pelo Rio de Janeiro, também participou das articulações. A movimentação reforça a estratégia da família Bolsonaro de manter capital político no Congresso, mesmo diante dos obstáculos jurídicos enfrentados pelo ex-presidente.

Dirigido por Valdemar Costa Neto, o PL avalia o nome de Michelle como potencial candidata à Presidência, ao lado de outras possibilidades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas [Republicanos]. No DF, uma eventual aliança com Ibaneis vai ampliar a base de apoio ao projeto conservador, além de garantir ao governador que está bem avaliado em todas as pesquisa, uma saída institucional com respaldo eleitoral para o Senado.