19.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026
Início Destaques Saúde amplia recomendação da vacina da dengue para evitar desperdício de doses

Saúde amplia recomendação da vacina da dengue para evitar desperdício de doses

Saúde amplia recomendação da vacina da dengue para evitar desperdício de doses

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (14), a ampliação temporária da faixa etária para a aplicação da vacina contra a dengue, além do remanejamento de doses para novos municípios.

A medida tem como objetivo evitar o desperdício de imunizantes com prazo de validade próximo do vencimento e ampliar a proteção contra a doença em todo o país.

De acordo com a nota técnica divulgada pela pasta, doses que estejam a dois meses do vencimento poderão ser destinadas a cidades que ainda não foram contempladas pela campanha de imunização. Já os lotes com apenas um mês de validade poderão ser aplicados em um público mais amplo, respeitando o limite etário estabelecido na bula da vacina, que permite a imunização de pessoas de 4 a 59 anos.

A expansão da vacinação dependerá da disponibilidade de doses e da situação epidemiológica de cada estado e município. O Ministério da Saúde determinou que as secretarias estaduais e municipais informem a adesão à estratégia e garantam o registro de todas as doses aplicadas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), para assegurar o controle do esquema vacinal.

Baixa adesão preocupa e mobiliza estratégias de busca ativa

Apesar do envio de 6,5 milhões de doses aos estados e municípios em 2024, apenas 3,3 milhões foram aplicadas até o momento. O baixo comparecimento à segunda dose é um dos principais desafios: cerca de 1,3 milhão de adolescentes que iniciaram a imunização não retornaram para completar o esquema, comprometendo a eficácia da proteção.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios intensifiquem a busca ativa para identificar e mobilizar aqueles que ainda não receberam a segunda dose. A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano para o público de 10 a 14 anos em áreas prioritárias, conforme definição baseada no panorama epidemiológico e pactuação com gestores estaduais e municipais.

O Brasil é o primeiro país do mundo a ofertar o imunizante no sistema público universal. Desde o início da vacinação, em fevereiro de 2024, a campanha foi ampliada de 315 para 1.921 municípios.