Secretaria de Segurança Pública do DF institui Política de Qualidade de Vida no Trabalho após tragédia no Recanto dos Emas

Secretaria de Segurança Pública do DF institui Política de Qualidade de Vida no Trabalho após tragédia no Recanto dos Emas

SSP/DF Institui Medidas de Apoio Psicossocial Após Tragédia na PMDF

Projetos turísticos no Distrito Federal recebem incentivos dos deputados distritais
Raquel Arraes

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) anunciou hoje uma série de medidas para promover o apoio psicossocial e a saúde mental dos membros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após os trágicos eventos ocorridos no Recanto dos Emas no último dia 14.

Na fatídica ocorrência, o 2º Sargento Paulo Pereira de Souza tirou a vida do Soldado Yago Monteiro Fidelis e tentou contra o Comandante da guarnição, 2º Sargento Diogo Carneiro Dos Santos, antes de cometer suicídio. Diante desse episódio que evidenciou a delicada situação da saúde mental dos membros da PMDF, a SSP/DF reforça seu compromisso com o bem-estar dos servidores.

A partir da instituição da Política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a SSP/DF busca promover um ambiente de trabalho saudável, com foco na prevenção de riscos à saúde mental e no suporte aos profissionais de segurança pública. Essa política, conforme detalhado na recente portaria, estabelece diretrizes gerais para a concepção, implantação e promoção de programas, projetos e ações de qualidade de vida no trabalho.

Dentre as medidas anunciadas, destaca-se a criação da Coordenação de Valorização Profissional (COVAP/SUEGEP/SEGI/SSP/DF), responsável por coordenar a elaboração e execução do Programa de QVT, visando à aplicação harmoniosa das diretrizes estabelecidas nas leis federais e distritais pertinentes.

A COVAP/SUEGEP/SEGI/SSP/DF também terá a função de criar uma Comissão de QVT, composta por representantes de diversas unidades da SSP/DF, com caráter deliberativo, consultivo, fiscalizador e mobilizador. Essa comissão desempenhará um papel fundamental na assessoria técnica, no apoio à consolidação das ações propostas e na avaliação contínua do Programa de QVT.

Em resposta direta aos recentes acontecimentos, a SSP/DF destaca medidas específicas para o enfrentamento das questões relacionadas à saúde mental e ao ambiente de trabalho dos membros da PMDF. Entre elas, a avaliação abrangente da saúde mental de todos os membros, a criação de um Grupo de Apoio e Acompanhamento e uma Comissão de Avaliação para investigar as circunstâncias do ocorrido.

A SSP/DF reitera seu compromisso com a prevenção da violência autoprovocada e do suicídio, enfatizando a importância da promoção de ambientes saudáveis e de apoio mútuo entre os membros da corporação. Além disso, ressalta que a Política de QVT e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho devem integrar o Planejamento Estratégico da Secretaria, alinhando-se com as políticas nacional e distrital de segurança pública.

A iniciativa da SSP/DF representa um passo importante na promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho dos profissionais de segurança pública, reconhecendo os desafios específicos enfrentados por esses servidores e buscando soluções efetivas para garantir um ambiente de trabalho saudável e apoio psicossocial contínuo.