Embora dermatologistas tenham emitido inúmeras advertências sobre como a exposição ao sol pode danificar sua pele, pode ser difícil visualizar como isso realmente pode parecer.

Mas as fotos de um motorista de caminhão – cujo lado direito enfrentou permanentemente o sol por quase três décadas – revelam o quanto os raios ultravioleta podem causar estragos em seu rosto.

O rosto de um motorista de caminhão foi usado como o exemplo perfeito dos danos que os raios ultravioleta podem causar à pele.
Apenas o lado esquerdo do rosto do motorista foi regularmente exposto ao sol devido à natureza de seu trabalho.
O lado direito de seu rosto estava protegido e mais jovem.

Publicado no New England Journal of Medicine , o retrato mostra homem de 69 anos que passou 28 anos na estrada, com um lado do rosto permanentemente exposto ao sol pela janela enquanto o outro tirava folga do interior do carro caminhão.

O lado exposto ao sol de seu rosto é escarpado, com linhas profundas e visivelmente mais escuro, mas a pele do outro lado é mais lisa e mais levantada.

A foto poderia quase mostrar uma transformação de ‘antes e depois’ quando dividida em duas, com o lado esquerdo do rosto do motorista nos permitindo ver como seria todo o seu rosto se ele usasse protetor solar e protegesse sua pele do sol.

Segundo o estudo, o lado esquerdo apresentava sinais “consistentes com a síndrome de Favre-Racouchot de pele fotodanificada, conhecida como dermatoeliose”.

A pele do lado danificado de seu rosto gradualmente engrossou devido à exposição ao sol, em um processo conhecido como dermatoeliose unilateral.

A luz solar é composta de vários componentes, incluindo raios ultravioleta A (UVA) e raios UVB.

Ao contrário dos raios UVB, os raios UVA são capazes de penetrar através de vidros e nuvens, destruindo as fibras elásticas da pele e causando rugas profundas no motorista.

Eles também podem ser responsáveis ​​por causar câncer de pele.

De acordo com a revista, embora o dano já tivesse sido causado à pele do homem, ele foi instruído a começar a usar retinóides tópicos e protetor solar, além de fazer exames regulares de câncer de pele.

Embora a revista tenha publicado inicialmente suas descobertas em 2012, elas são mais atuais do que nunca, já que os casos de câncer de pele no Reino Unido atingiram um recorde e devem se multiplicar.

A Cancer Research UK disse que há 17.500 casos de melanoma por ano e eles podem aumentar outros 50%, para 26.500 por ano até 2040.

Essas taxas ‘alarmantes’ estão sendo impulsionadas por causa de uma moda de pacotes de férias baratos e bronzeamento que remonta aos anos 60.

Como posso proteger minha pele do sol?

Embora você deva proteger sua pele dos raios nocivos do sol durante todo o ano, é especialmente importante no verão , quando eles são mais fortes e quentes.

Sempre que possível, você deve passar um tempo na sombra quando o sol está mais forte, entre 11h e 15h.

Se você pretende sair de casa, é aconselhado que você use roupas largas e que cubram e protetor solar com alto fator de proteção solar (SPF).

Seu protetor solar deve ter um FPS de pelo menos 30, que irá protegê-lo contra os raios UVB e queimaduras.

Mas você também deve verificar a proteção UVA do seu protetor solar para garantir que sua pele também esteja protegida dos raios UVA.

Os protetores solares fabricados no Reino Unido terão uma classificação por estrelas – certifique-se de escolher um com pelo menos quatro estrelas.

A proteção UVA também pode ser indicada pelas letras “UVA” em um círculo, o que indica que atende ao padrão da UE.

É bem possível que você também não esteja aplicando protetor solar suficiente – os adultos devem aplicar cerca de 6 a 8 colheres de chá de protetor solar se estiver cobrindo todo o corpo.

E você deve tentar reaplicar a cada duas horas.

Por Eliza Loukou