“Segundo o promotor de Justiça, Jairo Bisol, os prontuários podem detalhar a evolução clínica dos pacientes e indicar a causa das mortes”.  
Foi com esta preocupação que a Secretaria de Saúde tentou retirar do Hospital de Santa Maria os prontuários dos pacientes que vieram a óbito em decorrência da inversão das tubulações de Oxigênio e Ar comprimido. 
Para surpresa da empresa que administra as UTIs (Intensicare), que em 16 de março de 2012, usando da boa fé da funcionária pública Giannina Luiza, tentou apropriarse dos prontuários para fins escusos, fui alertado. 
Como diretor à época, nomeado pelo governador Agnelo Queiroz, tive conhecimento da trama orquestrada, adiantadamente retirei os prontuários do ARQUIVO e guardei-os em segurança dentro do Hospital em minha sala.
A empresa Intensicare foi a responsável por promover a reforma na UTI que ocasionou a inversão das tubulações e por fim as (investigações) das mortes dos 13 pacientes.
Essa obra foi executada pela empresa (Intensicare) contratada pela Secretaria de Saúde, ela será ouvida nesse inquérito e vamos apurar a responsabilidade. Isso será esclarecido doa em quem doe”, enfatizou o Secretário de Saúde Rafael Barbosa ao G1.