O GDF repassou, no período de 1º de Janeiro de 2007 a 14 de junho de 2010, um total de R$ 258 Milhões de Reais para o pagamento do Convênio de utilização de UTIs em Hospitais particulares. Com este dinheiro o governo poderia equipar 1984 UTIs nos Hospitais do Distrito Federal. Sabendo que equipar uma UTI fica em torno de R$ 130 Mil Reais, fica fácil fazer este cálculo. Os dados dos repasses para o pagamento das UTIs em Hospitais particulares estão no SIGGO (Sistema de Gestão Governamental). O pagamento de Hospitais particulares não é ilegal, mas é uma prática utilizada para contornar uma estrutura insuficiente de UTI nos Hospitais públicos do DF. O problema é que, o que era para ser emergencial, tornou-se definitivo. Em 2008, foram gastos mais de R$ 71 Milhões de Reais para o pagamento de UTIs em Hospitais particulares. Em 2007 foram gastos mais de R$ 41 Milhões de Reais. Os dados consolidados em 2009 indicam um repasse de R$ 57 Milhões de Reais. Em 2010 os valores empenhados para a contratações de UTIs em Hospitais particulares somam mais de R$ 89 milhões de reais. O valor de R$ 130 Mil Reais para equipar um leito de UTI consta no processo 4129/08 do TCDF. O Tribunal conseguiu esta informação no Ministério da Saúde. 

Fonte: orcamentotransparente.com.br em parceria com o blog Em Defesa da Saúde