O GDF repassou , no período de Janeiro de 2007 a 16 de Dezembro de 2009, um total de 162 Milhões de Reais para o pagamento do Convênio de utilização de UTI em Hospitais particulares. Com este dinheiro o governo poderia equipar 1246 UTI nos Hospitais do Distrito Federal. Sabendo que equipar uma UTI fica em torno de 130 mil Reais,fica fácil fazer este cálculo.

Os dados dos repasses para o pagamento das UTI em Hospitais particulares estão no SIGGO ( Sistema de Gestão Governamental). O pagamento de Hospitais particulares não é ilegal, mas é uma prática utilizada para contornar uma estrutura insuficiente de UTI nos Hospitais públicos do DF. O problema é que o que era para ser emergencial mas tornou-se definitivo.Em 2008 foram gastos mais de 71 milhões de Reais para o pagamento de UTI em Hospitais particulares.Em 2007 foram gastos mais de 41 Milhões de Reais. Os dados consolidados até 16 de Dezembro de 2009 indicam um repasse de 50 Milhões de Reais, este número deve aumentar até o final do ano.

O valor de 130 mil reais para equipar um leito de UTI consta no processo 4129/08 do TCDF. O Tribunal conseguiu esta informação no Ministério da Saúde.

Fontes: o blog em parceria com o site – www.orcamentotransparente.com.br