TCDF abre licitação de R$ 891 mil para contratação de enfermeiros: profissão amplia espaço fora da assistência direta e abre caminho para o empreendedorismo

TCDF vai recomendar redução de 25% nos TPDs da Saúde do DF
Tribunal de Contas do DF
Ivan Rocha @dejavuivan

O Tribunal de Contas do Distrito Federal [TCDF] lançou edital de licitação, por meio do Pregão Eletrônico nº 90026/2025, com objetivo de contratar uma empresa especializada para prestação de serviços terceirizados na área de enfermagem, com dedicação exclusiva de mão de obra de profissionais enfermeiros. O contrato, com duração prevista de 24 meses, está estimado em R$ 891.861,84 e deverá atender às necessidades do órgão em modelo de gestão por desempenho e resultados.

Embora à primeira vista possa causar estranhamento a presença de enfermeiros em um tribunal de contas — que não é um órgão da saúde — a medida revela um movimento mais amplo e consolidado no setor público e privado: o reposicionamento da enfermagem para além da assistência clínica direta, com atuação estratégica em áreas como saúde corporativa, gestão ocupacional, auditoria, biossegurança, prevenção de riscos e programas de qualidade de vida.

A contratação exige que os profissionais estejam regularmente registrados no Conselho Regional de Enfermagem [Coren], conforme previsto na Lei nº 7.498/1986, e atuem com dedicação exclusiva no TCDF, o que indica inserção direta nas rotinas institucionais e administrativas do órgão.

Saúde como estratégia institucional

Gilney Guerra

Cada vez mais órgãos públicos, empresas e instituições vêm incorporando profissionais de saúde — em especial enfermeiros — para atuação estratégica no cuidado com servidores e colaboradores, redução de afastamentos por doenças, intervenção precoce em emergências, educação em saúde e promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

A contratação via empresa especializada, no modelo de terceirização com avaliação por desempenho, reforça o olhar moderno e focado em resultados para esse tipo de serviço, o que abre espaço para o empreendedorismo na enfermagem. Clínicas, consultorias, startups e prestadoras de serviço que atuem com excelência técnica, gestão de equipe e foco em indicadores podem se tornar fornecedoras do Estado ou do setor privado.

Oportunidade além do hospital

O caso do TCDF demonstra, ainda, a amplitude de oportunidades que a enfermagem pode ocupar, muito além do ambiente hospitalar. Para profissionais da área, trata-se de um caminho alternativo e promissor, especialmente em tempos de transformação digital e valorização da saúde preventiva e da segurança no trabalho.

Segundo especialistas, esse novo cenário exige formação complementar em gestão, liderança, qualidade, ergonomia, legislação trabalhista e empreendedorismo, mas oferece remuneração competitiva e estabilidade contratual, além de um impacto positivo na saúde coletiva e organizacional.

A licitação está disponível no portal Compras.gov.br (UASG: 974003) e no site oficial do TCDF (www.tc.df.gov.br). As propostas devem ser enviadas até 14 de agosto de 2025, às 14h30.

*Cópia do Edital encontra-se à disposição no Serviço de Licitação, localizado no 2º Andar do Ed. Anexo do TCDF, telefone (61) 3314-2742 ou pelos sítios: www.tc.df.gov.br e www.gov.br/compras (UASG: 974003).