Atividade econômica mantém trajetória de crescimento em 2025, aponta Banco Central

Copom eleva a taxa Selic para 11,25%
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central [IBC-Br], indicador utilizado como proxy do Produto Interno Bruto [PIB], registrou expansão de 0,2% em abril de 2025, na série com ajuste sazonal. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central.

Apesar da desaceleração frente ao crescimento de 0,8% observado em março, o resultado de abril confirma a trajetória positiva da economia brasileira nos quatro primeiros meses do ano.

A variação positiva no mês foi sustentada, sobretudo, pelo desempenho do setor de serviços, que compensou retrações verificadas na indústria e na agropecuária. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br aponta para um avanço de 4% na atividade econômica.

Com esse desempenho, o indicador retomou, em abril, o maior nível da série histórica, superando os patamares anteriores à desaceleração registrada no segundo semestre de 2024. A recomposição do ritmo econômico reforça a leitura de que o país vem consolidando uma recuperação moderada e contínua no curto prazo.