22.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Início Destaques Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na...

Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na CLDF

Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na CLDF
CLDF: Deputados distritais (2023 - 2026) Nona Legislatura

A Câmara Legislativa está em sua ‘Nona Legislatura (2023 – 2026)’.

Em 1990, os eleitores do Distrito Federal puderam escolher pelo voto direto o seu governador e os primeiros 24 deputados distritais.

Primeira Legislatura (1991-1994)

DEPUTADOS SUPLENTES
    Agnelo Queiroz – PC do B

    Aroldo Satake – PPB

    Benício Tavares – PTB

    Carlos Alberto – PPS

    Cláudio Monteiro – PRP

    Edimar Pireneus – PMDB

    Eurípedes Camargo – PT

    Fernando Naves – PPB

    Geraldo Magela – PT

    Gilson Araújo – PPB

    Jorge Cauhy – PMDB

    José Edmar – PMDB

    José Ornellas – PL

    Lúcia Carvalho – PT

    Manoel de Andrade-PMDB

    Maria de Lourdes Abadia- PSDB

    Maurílio Silva – PTR

    Padre Jonas – PSD

    Pedro Celso – PT

    Peniel Pacheco – PSDB

    Rose Mary Miranda-PMDB

    Salviano Guimarães-PSDB

    Tadeu Roriz – PPB

    Wasny de Roure – PT

    Cícero Miranda – PFL

    Danton Nogueira – PPB

    Odilon Aires – PMDB

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), alguns rostos são familiares há várias legislaturas, contrastando com a rotatividade dos eleitos. Chico Vigilante (PT) lidera esse grupo, em sua quinta investidura como distrital. Sua jornada legislativa é marcada por incursões em áreas críticas: segurança, saúde, defesa do consumidor (com a emblemática CPI dos Combustíveis), educação, ocupação do solo e moralização do Legislativo.

O retorno de Chico em 2010 coincidiu com o PT no comando local e a ascensão de Dilma Rousseff à presidência, reforçando seu papel crítico, oposicionista e propositivo. Reeleito em 2014, ele se consolidou como voz preeminente de oposição ao governo de Rodrigo Rollemberg, apontando falhas e apresentando alternativas.

Já Robério Negreiros (PSD) trilha sua terceira jornada como distrital, com participação destacada em comissões-chave. Presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e a de Segurança, além de ser vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Seu atual mandato o coloca na 2ª Secretaria da Mesa Diretora, com incumbências cruciais relacionadas ao orçamento e administração do Legislativo.

Wellington Luiz (MDB), regressou à CLDF para sua terceira legislatura. Logo em janeiro de 2023, foi eleito por unanimidade presidente da Casa, consolidando uma carreira política de destaque. Sua atuação anterior e a recondução ao cargo máximo da Assembleia ressaltam sua influência e trânsito entre seus pares.

Enquanto esses políticos acumulam mandatos e experiência, os demais 21 deputados se encontram em seus primeiros ou segundos períodos legislativos, refletindo uma renovação gradual no cenário político local.

A cientista política, Raquel Arraes (UnB), ouvida por S&DS acredita que o ”carreirismo político” é um fator prejudicial à renovação do legislativo distrital.   

“A permanência de deputados carreiristas contrasta com a efemeridade de muitos na política, erguendo perguntas sobre a continuidade de suas influências e papéis em meio a um contexto em constante transformação” afirmou Arraes.