29.5 C
Brasília
terça-feira, agosto 25, 2026
Início Destaques Setor Jóquei Clube e Tororó entram no radar da Terracap para os...

Setor Jóquei Clube e Tororó entram no radar da Terracap para os próximos 10 anos

Presidente da Terracap, Júlio César de Azevedo Reis apresenta a jornalistas os projetos de expansão dos setores Jóquei Clube e Tororó, que estão entre as principais apostas da companhia para o desenvolvimento urbano do Distrito Federal na próxima década.

Jóquei Clube e Tororó: Terracap prepara novos polos de moradia, comércio e serviços para os próximos 10 anos

A Terracap prepara a implantação de dois dos principais vetores de expansão urbana do Distrito Federal para a próxima década: os Setores Habitacionais Jóquei Clube e Tororó. Os projetos foram apresentados nesta segunda-feira (24) pelo presidente da companhia, Júlio César de Azevedo Reis, e reúnem áreas destinadas à moradia, comércio, serviços, equipamentos públicos e lazer.

A proposta combina expansão imobiliária com planejamento urbano, infraestrutura e critérios de responsabilidade ambiental e social. A intenção é evitar o crescimento desordenado e fazer com que a ocupação acompanhe a implantação dos serviços necessários para a população.

No Setor Habitacional Jóquei Clube, a Terracap trabalha com um modelo de comercialização gradual. A área será estruturada e comercializada quadra por quadra, permitindo que a infraestrutura seja implantada antes da venda de cada etapa.

Na prática, a estratégia prevê que uma quadra seja preparada, receba sua infraestrutura e, posteriormente, seja disponibilizada para comercialização. O processo será repetido nas demais áreas, fazendo com que a formação do bairro ocorra de maneira progressiva e com maior nível de consolidação urbana.

O modelo também busca associar a valorização imobiliária à implantação responsável do novo bairro. Segundo Júlio César, os empreendimentos da Terracap deverão incorporar tecnologias e soluções voltadas à preservação ambiental.

“Todos estes empreendimentos terão inovações tecnológicas e ambientais que tenham sempre o meio ambiente equilibrado”, ressaltou o presidente da Terracap.

Tororó ganha espaço para comércio

Já o Setor Habitacional Tororó, que apresenta avanço na ocupação residencial, passa a receber atenção especial para ampliar a oferta de comércio e serviços.

Segundo o presidente da Terracap, o projeto prevê uma área comercial ao longo do trecho entre o primeiro balão da BR-001 e o Condomínio Mônaco, contemplando os dois lados da via.

A medida busca atender uma demanda que acompanha o crescimento habitacional da região: a criação de uma estrutura comercial próxima às residências, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras regiões do Distrito Federal.

O planejamento prevê, portanto, que a expansão imobiliária seja acompanhada pela instalação de atividades econômicas, serviços e equipamentos capazes de dar maior autonomia ao novo núcleo urbano.

Expansão com responsabilidade

A estratégia da Terracap para os dois setores coloca a comercialização de terrenos dentro de uma lógica de desenvolvimento urbano planejado. Em vez de simplesmente ampliar a oferta imobiliária, a companhia pretende vincular a venda dos lotes à implantação progressiva de infraestrutura e à adoção de soluções ambientais.

Para o Jóquei Clube, o modelo de comercialização por etapas permite que o crescimento acompanhe a consolidação da infraestrutura. No Tororó, a criação de novas áreas comerciais procura responder a uma necessidade já produzida pelo crescimento residencial.

A expectativa é que os dois projetos se tornem importantes frentes de desenvolvimento urbano do Distrito Federal nos próximos dez anos, combinando moradia, comércio, serviços, lazer, infraestrutura e sustentabilidade em novas áreas de expansão da capital.