18.5 C
Brasília
quinta-feira, janeiro 22, 2026
Início Destaques BRB reforça governança e estratégia com novas nomeações na alta administração

BRB reforça governança e estratégia com novas nomeações na alta administração

Banco de Brasília (BRB) - Foto: portal S&DS

O Banco de Brasília [BRB] anunciou mudanças relevantes em sua alta administração, com a nomeação de novos dirigentes para áreas estratégicas do banco, da BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários [DTVM] e da BRB Crédito, Financiamento e Investimento [CFI]. As alterações fazem parte do processo de fortalecimento da governança corporativa e do alinhamento ao novo planejamento estratégico do conglomerado.

Segundo o presidente do Conglomerado BRB, Nelson Antônio de Souza, as escolhas refletem critérios técnicos e experiência comprovada no setor financeiro. De acordo com ele, a composição da alta administração segue os pilares estratégicos da instituição, com foco em resultados, pessoas e governança. Outros nomes ainda deverão ser anunciados, conforme o avanço do processo de estruturação.

No banco, Hugo Andreolly assumirá a Diretoria de Negócios Digitais [DINED]. Empregado de carreira desde 2007, Andreolly acumula passagens por áreas-chave como Finanças, Controladoria e Novos Negócios, com atuação destacada em inovação e transformação digital — eixos considerados estratégicos para a modernização do sistema financeiro e ampliação da competitividade da instituição.

Para a Diretoria de Pessoas [DIPES], será nomeada Janiele Queiroz Mendes Caroba. Advogada de carreira da Caixa Econômica Federal, ela traz experiência em governança corporativa, gestão de pessoas e controle institucional, tendo ocupado cargos nacionais e integrado órgãos colegiados relevantes, como a Comissão de Ética da CAIXA e o Conselho Fiscal da FUNCEF. A nomeação reforça a estratégia do BRB de aprimorar a gestão de pessoas e os mecanismos internos de conformidade.

As nomeações no banco dependem de aprovação do Banco Central, conforme exigências regulatórias do sistema financeiro nacional.

Na BRB DTVM, Mario Ferreira Neto assumirá a presidência. Com trajetória consolidada no setor financeiro, Neto foi CFO da CAIXA Pré-Pagos e atuou em empresas como Elo e Caixa Crescer, com foco em meios de pagamento, inovação e expansão de negócios. No próprio Conglomerado BRB, já exerceu funções estratégicas, o que assegura continuidade à política de crescimento da subsidiária.

Já na BRB CFI, a diretoria passa a contar com três novos nomes. Fabiano Nogueira Alves assume a presidência após carreira marcada pela atuação na FUNCEF, onde geriu carteiras bilionárias em renda fixa e investimentos imobiliários. Também possui experiência em conselhos fiscais de grandes empresas, agregando visão técnica e de controle à operação da financeira.

Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto ficará responsável pela Diretoria de Administração e Finanças [DIFAD]. Com mais de duas décadas de atuação no setor, foi vice-presidente da Caixa Econômica Federal e diretor financeiro do Desenvolve SP, com experiência em governança, planejamento estratégico e sustentabilidade financeira.

A Diretoria de Crédito e Liquidez [DICLI] será comandada por Renier Roosevelt Sampaio Barbosa Júnior, executivo com passagem pela Caixa Econômica Federal em áreas estratégicas, incluindo planejamento corporativo, logística e contratações, com atuação voltada à eficiência operacional e racionalização de custos.

Com as mudanças, o BRB consolida sua estrutura de governança e amplia sua capacidade de atuação como agente financeiro do Distrito Federal. A estratégia reforça o posicionamento do banco como instituição de fomento ao desenvolvimento econômico regional, com foco em crescimento sustentável, ampliação do crédito e modernização de seus serviços.