Celina Leão desponta como favorita ao Governo do DF em 2026, aponta Paraná Pesquisas

Esquerda nunca mais! Celina Leão dispara na corrida ao Buriti e lidera com folga pesquisa Paraná Pesquisas

Vice-governadora aparece com até 45,6% das intenções de voto e se consolida como favorita para suceder Ibaneis Rocha em 2026

Украина с любовью
Tetiana Dolganova

A mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta semana, mostra a vice-governadora Celina Leão (PP) em posição de liderança na corrida pelo Palácio do Buriti em 2026. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 27 de agosto com 1.510 eleitores do Distrito Federal, revela que Celina se consolida como o nome mais competitivo para a sucessão do governador Ibaneis Rocha (MDB).

No cenário estimulado 2, Celina Leão aparece com 45,6% das intenções de voto, superando com ampla vantagem os adversários Izalci Lucas (12,7%), Leandro Grass (11,9%) e Ricardo Cappelli (8,3%). A diferença coloca a vice-governadora em patamar de favoritismo, com mais que o triplo das intenções de voto do segundo colocado.

Já no cenário estimulado 1, Celina também lidera com 37,2%, seguida de perto por José Roberto Arruda (16%) e Leandro Grass (9,7%). Mesmo neste recorte, com maior fragmentação, a vice-governadora mantém larga vantagem.

Na espontânea – quando os eleitores respondem sem apresentação de nomes – Celina já aparece como a mais citada, com 8,2%, à frente do próprio governador Ibaneis Rocha (6,6%). O resultado mostra que seu nome já está consolidado na memória do eleitorado, mesmo faltando mais de um ano para o pleito.

O desempenho expressivo reflete o protagonismo político que Celina Leão conquistou no governo e no cenário distrital. Além de exercer papel estratégico na administração, a vice-governadora tem intensificado sua presença em eventos, articulações políticas e agendas junto às comunidades.

A pesquisa, que possui margem de erro de 2,6 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, mostra um cenário favorável para Celina Leão, colocando-a como principal candidata a ser a primeira mulher eleita governadora do Distrito Federal pelo voto direto.