O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) divulgou nesta quarta-feira (3) o balanço da Operação Verde Vivo 2025, que mostrou redução expressiva das queimadas no DF. Entre maio e agosto, a área destruída pelo fogo caiu 70% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo os dados, junho manteve o mesmo volume de ocorrências, mas a área atingida recuou 81%. Em julho, a redução foi de 73% e, em agosto, de 68%. No acumulado do ano, foram 4.311 registros e 3.226 hectares queimados — números bem abaixo dos 4.889 chamados e 10.720 hectares atingidos no ano passado.
O Comandante-Geral, coronel Moisés Alves Barcelos, atribuiu os resultados ao reforço da prevenção, monitoramento e resposta rápida. Questionado pelo jornalista Ivan Rocha sobre o impacto da expansão urbana desordenada no aumento histórico das queimadas, Barcelos reconheceu não haver levantamento específico, mas afirmou que a corporação pretende realizar o mapeamento para embasar futuras ações.
Com a intensificação da seca, a operação terá mais rondas preventivas, campanhas de conscientização e aumento do efetivo em áreas críticas. O CBMDF reforçou ainda o pedido de apoio à população para evitar queimadas ilegais e acionar o 193 em caso de focos de incêndio.





